Já existe uma data para a retomada dos pagamentos do Auxílio Brasil. De acordo com o calendário oficial do programa, os repasses serão retomados no próximo dia 14 deste mês de abril. Segundo as informações oficiais, pouco mais de 18 milhões de pessoas receberam o benefício neste último mês de março.
De acordo com o Governo Federal, no dia 14 de abril, o Governo Federal pagará o benefício para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1. Logo depois, eles seguirão a sequência de repasses sempre levando em consideração o final do NIS de cada um dos cidadãos.
É, portanto, um procedimento semelhante ao que já acontece neste momento. De acordo com o Governo Federal, a ideia é sempre manter os pagamentos nos 10 últimos dias úteis de cada mês. A exceção é dezembro. No derradeiro mês do ano, o objetivo é pagar o benefício nos 10 últimos dias úteis antes do natal.
Para abril, os valores do Auxílio Brasil já estão definidos. De acordo com o Ministério da Cidadania, o plano é manter o benefício com os mesmos pagamentos de agora. Dessa forma, cada família poderá receber neste mês, ao menos R$ 400. O valor poderá ser maior do que esse patamar, mas nunca menor.
O número de usuários poderá passar por alterações. Todavia, o Ministério da Cidadania afirma que ainda não tem esta informação. De acordo com a pasta, pouco mais de 18 milhões de pessoas receberam o benefício em março. Na próxima semana, eles deverão atualizar as informações.
Confira abaixo o calendário completo do Auxílio Brasil para este ano de 2022.
Ainda não recebi nada
Alguns cidadãos afirmam que ainda não conseguiram receber nenhuma parcela do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, isso pode acontecer por diversos motivos. A recomendação é que o cidadão procure um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Além disso, há também a opção de ligar diretamente para o Ministério da Cidadania. O número é o 121. Em todos os casos, o cidadão também poderá fazer a download do app do programa para consultar as informações.
É através do aplicativo que o cidadão poderá consultar as suas informações básicas do perfil. Portanto, ele conseguirá saber quando entrará de fato na folha de pagamentos do benefício este ano.
Auxílio Brasil
O Governo Federal iniciou os repasses do Auxílio Brasil ainda no final de novembro do ano de 2021. Naquele primeiro momento, o benefício atendeu apenas as pouco mais de 14,5 milhões de pessoas que já estavam no Bolsa Família anteriormente.
O Planalto começou a inserir mais indivíduos no programa apenas a partir de janeiro deste ano de 2022. Desde então, pouco mais de 3,5 milhões de brasileiros passaram a fazer parte da folha de pagamentos.
De acordo com o ex-ministro da Cidadania, João Roma, o plano do Governo Federal é manter o ritmo de entradas no benefício pelos próximos meses. Ele afirmou que a ideia é manter a fila de espera zerada.