Auxílio Brasil: Governo pretende incluir mais 2,2 milhões de famílias

Auxílio Brasil: Governo pretende incluir mais 2,2 milhões de famílias

De acordo com informações disponibilizadas por técnicos do Ministério da Cidadania, o governo federal está estudando a possibilidade de incluir mais beneficiários ao Auxílio Brasil. A intenção é de que aproximadamente 2,2 milhões de famílias sejam incluídas no programa, apesar disso, o número exato ainda não foi confirmado. 

A intenção da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) aprovada em julho, além de aumentar o valor do benefício, era também ampliar o número de beneficiários. Nessa perspectiva, poucos meses antes das eleições, o governo busca zerar a fila do programa social.

Se ampliado, o Auxílio Brasil chegará a atender mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Em julho deste ano, o programa social contemplou 18,1 milhões de brasileiros. 

Confira o calendário de pagamentos de agosto

O pagamento do Auxílio Brasil é creditado pela Caixa Econômica Federal nos últimos dez dias úteis do mês. Apesar disso, no mês de agosto o calendário do benefício foi antecipado, de forma que os benefícios começarão a ser pagos no dia 9, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS). Veja as datas de pagamento deste mês:

NIS final: Data de pagamento:
1 09/08
2 10/08
3 11/08
4 12/08
5 15/08
6 16/08
7 17/08
8 18/08
9 19/08
0 22/08

Vale lembrar que entre os meses de agosto a dezembro de 2022 o valor mínimo do Auxílio Brasil será de R$ 600. Além disso, o auxílio gás também teve um aumento, passando a conceder R$ 120 aos beneficiários do programa.

Saiba como consultar a disponibilidade do Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil é o programa social do governo federal destinado a famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Para receber o benefício é preciso estar com os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), cumprir os requisitos do programa e aguardar a análise do Ministério da Cidadania. Vale lembrar que o benefício é voltado para famílias em situação de extrema pobreza.

Com a grande quantidade de famílias sendo incluídas no programa no mês de agosto, muitos indivíduos inscritos no CadÚnico estão em dúvida sobre a disponibilidade do benefício. Por conta disso, buscaremos indicar algumas possibilidades de consultar o status do Auxílio Brasil. 

Para as famílias que possuem acesso a internet, é indicado que a situação do benefício seja consultada por meio do aplicativo Auxílio Brasil (disponível para aparelhos Android e iOS). Nesse caso, basta fazer login na conta utilizando o CPF e senha cadastrada, de forma que será possível consultar se o benefício está ativo, saldo da conta, calendário de pagamento e composição das parcelas. 

Além do aplicativo, também é possível esclarecer dúvidas sobre o Auxílio Brasil por ligação. Para isso, os representantes das famílias podem discar o número 111 da Caixa Econômica Federal ou 121 do Ministério da Cidadania. Dessa forma, também é possível conferir todas as informações disponíveis no App. Mais informações sobre o Auxílio Brasil podem ser obtidas no site do Ministério da Cidadania. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?