Auxílio Brasil: Governo não tem espaço para muitas novas vagas
De acordo com os dados do orçamento atual, o fato é que o Governo não vai poder inserir muito mais gente nos pagamentos do Auxílio Brasil
O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos turbinados do Auxílio Brasil. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, cerca de 17,5 milhões de pessoas estão recebendo esse benefício neste mês de janeiro. Ainda segundo a pasta, ninguém está recebendo menos do que R$ 400 neste momento.
Nesta quinta-feira (27), estão recebendo o dinheiro as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 8. Até o próximo dia 31 deste mês, a tendência é que todo mundo tenha recebido esta primeira parcela do ano. E aí o fato é que já tem muita gente se perguntando o que vai acontecer em fevereiro.
Quem não conseguiu receber em janeiro, por exemplo, quer saber se existe alguma chance de entrada no programa no próximo mês. De acordo com o Ministério da Cidadania, a resposta é sim. Muito provavelmente, o Governo Federal vai inserir mais gente no benefício no próximo mês. Isso porque o projeto tem essa característica de entradas constantes.
Mas não espere um número muito grande de novos usuários. Acontece que de acordo com os dados do orçamento para este ano, não há muito mais espaço para se inserir muito mais gente no Auxílio Brasil. O que se sabe é que nem todo mundo que está sem receber agora vai conseguir entrar neste mês de fevereiro. Pelo menos essa é a tendência.
Neste mês de janeiro, o Ministério da Cidadania anunciou que conseguiu zerar a fila de espera para a entrada no programa. De acordo com a pasta, eles conseguiram zerar a fila de entrada naquele primeiro momento. Mas uma nova entrada deste tamanho não deve acontecer novamente. Pelo que se sabe, isso não está nos planos do Governo neste momento.
E se eu não entrar em fevereiro?
Diante de tudo isso, é preciso começar a cogitar a possibilidade de não entrar na folha de pagamento do próximo mês de fevereiro. Isso porque, pelo que se sabe até aqui, o Governo não dispõe de muitas vagas para fazer essas inserções.
Mas se isso acontecer, o cidadão não vai estar totalmente de fora do Auxílio Brasil. Ele ainda vai ter chance de poder receber esse benefício nos meses seguintes. Como dito, o processo de entrada e de saída da folha de pagamentos é constante.
Pressão por aumento
O fato é que há uma pressão grande para que o Governo Federal aumente o número de usuários do Auxílio Brasil. Essa pressão não está vindo da oposição e nem mesmo da população. Vem da própria base aliada do poder executivo.
De acordo com informações de bastidores, a ala mais política do Palácio Planalto estaria tentando fazer o presidente Jair Bolsonaro aumentar ainda mais esses números. Eles querem, por exemplo, que o número de usuários do programa passe dos 20 milhões.
O Ministério da Economia já deixou claro que é contra essa manobra. Membros ligados ao Ministro Paulo Guedes estão tentando convencer Bolsonaro a não aceitar essa ideia. Eles acreditam que isso poderia ser ruim para o orçamento.
Teria que abrir orçamento do Auxílio
Vale lembrar que se o Governo Federal quiser aumentar o número de usuários do programa para algo além dos 20 milhões, eles teriam que abrir um novo espaço no orçamento. Até aqui, não há indicativo de que isso vai acontecer de fato.