Depois de enviar mais de 20 mil cartões do Auxílio Brasil com um fundo verde, o Governo Federal decidiu mudar de ideia sobre a estética do dispositivo. Resultado: a produção foi interrompida, um novo desenho foi apresentado e uma nova fase de produção começou, com um logotipo diferente. A troca não aconteceu por acaso.
Informações de bastidores colhidas pelo portal UOL indicam que aliados do Governo Federal chegaram à conclusão de que o cartão inicial estava muito parecido com o do Bolsa Família. Dessa forma, o procedimento não cumpriria com o objetivo de diferenciar os dois programas sociais: o de Lula (PT) e o de Bolsonaro (PL).
Os primeiros 20 mil cartões enviados para os usuários do Auxílio Brasil possuíam um fundo verde, e o nome do programa sobre uma tarja amarela. A disposição dos elementos fez com que o novo dispositivo ficasse semelhante ao do antigo Bolsa Família. A avaliação é de que as pessoas seguiram confundindo os benefícios.
A nova versão conta com um design mais ligado à campanha do presidente Jair Bolsonaro. Depois da troca, o Governo Federal encomendou a produção de novos dispositivos com uma bandeira do Brasil. Embora trate-se de um símbolo de caráter nacional, analistas acreditam que ela estaria muito mais ligada aos movimentos de direita no país.
Mais de 6 milhões de cartões com a bandeira do Brasil já foram entregues, ou ao menos estão sendo enviados para os usuários do Auxílio Brasil. O número já é maior do que os 5,5 milhões de dispositivos do antigo Bolsa Família que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou nos últimos três anos e meio de mandato.
Mudanças só no visual
O cidadão que vai receber o novo cartão do Auxílio Brasil não precisa se preocupar com a aparência do cartão que receberão. No final das contas, as funcionalidades do dispositivo são basicamente as mesmas. Não há nenhum tipo de diferenciação.
Com o novo cartão do Auxílio Brasil, o cidadão pode sacar o dinheiro do benefício através de caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. O cidadão também poderá realizar compras no formato de débito.
De todo modo, não é preciso solicitar o novo cartão do Auxílio Brasil. O Governo Federal explica que os dispositivos serão entregues oficialmente através dos Correios no endereço que o cidadão indicou em sua inscrição no Cadúnico.
Auxílio Brasil segue
A partir do próximo dia 19 de setembro, o Governo Federal vai retomar os pagamentos do seu Auxílio Brasil. Quem tem o cartão, poderá usar o dispositivo para movimentar a quantia do benefícios, que deverá ser de, no mínimo, R$ 600.
Quem não tem nem o cartão do Auxílio Brasil e nem o do Bolsa Família, também não precisa se preocupar. Neste caso, é possível movimentar a quantia através da conta poupança social digital. Veja abaixo o calendário de repasses de setembro do benefício:
19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5
26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0