O Governo Federal começou na última semana o envio de cartas para os novos usuários do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 3 milhões de novos beneficiários acabaram de ganhar o direito de entrar para o novo programa em questão. Os pagamentos se iniciam no próximo dia 18.
De acordo com o Ministério da Cidadania, essas três milhões de pessoas estão recebendo dois documentos através dos Correios. Um deles é uma espécie de informativo sobre o Auxílio Brasil. Nele, o cidadão vai ter uma espécie de guia com todas as informações sobre os repasses do novo Bolsa Família durante este ano.
O outro envio é do cartão oficial do Auxílio Brasil. A expectativa do Governo Federal era ter entregado esse dispositivo ainda no final do ano passado. Entretanto, isso acabou não acontecendo por causa de uma série de atrasos. A ideia é que as pessoas usem esse objeto para realizar o saque do benefício em questão.
O que se sabe até este momento, é que o Governo Federal está enviando essas cartas para as pessoas no endereço que está no registro do Cadúnico. Então é aquele mesmo que você colocou quando se registrou no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Pelo menos é isso o que se sabe até aqui.
Essa é mais uma prova da importância de se manter os dados do Cadúnico em constante atualização. Isso porque em situações como esta, o Governo Federal poderá precisar desses dados. Quem se mudou e não atualizou os dados em questão pode ter muita dificuldade para conseguir esses documentos agora.
Se você ainda não recebeu nenhuma carta do Ministério da Cidadania sobre o Auxílio Brasil não precisa se preocupar ainda. É que pelo que se sabe até aqui, eles estão enviando esses documentos aos poucos.
A tendência é que mais pessoas recebam essas cartas nesta semana e mais ainda na próxima semana. Os pagamentos, como se sabe, começam no próximo dia 18 para os indivíduos com o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.
A outra hipótese para o não recebimento das cartas é que você tenha mudado endereço e não tenha registrado essa atualização no Cadúnico. Nesse caso, então os documentos não irão chegar aí de jeito nenhum mesmo.
Mas o recebimento desses documentos não é a única forma de saber se você vai receber ou não o Auxílio Brasil. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, vai dar para checar essa informação virtualmente.
Pelo que se sabe, os cidadãos poderão saber se estão entre os beneficiários que entraram no programa. Para isso, basta acessar o app do próprio Auxílio Brasil ou mesmo o do Caixa Tem. Os lançamentos futuros serão divulgados por lá.
Outra forma, aliás, é entrar em contato com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Em algumas cidades, agentes já estão informando quais pessoas passaram pela seleção e quais terão que esperar um pouco mais.