A quinta rodada do Auxílio Brasil será concluída oficialmente nesta quinta-feira (31). De acordo com as informações oficiais, mais de 18 milhões de pessoas estão dentro da folha de pagamentos do benefício neste mês de março. Os repasses deverão voltar oficialmente nos 10 últimos dias úteis de abril.
Nesta quarta-feira (30), é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 9. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta desses usuários desde as primeiras horas desta manhã. Segundo o Ministério da Cidadania, ninguém pode receber menos do que R$ 400.
Caso o cidadão cheque a sua conta e não encontre o valor completo, ele pode começar a procurar pela outra parte do dinheiro em outros locais. Segundo relatos de usuários, é comum que o saldo do benefício caia em lugares diferentes. Dessa forma, o usuário pode procurar em outras contas, mesmo que antigas, da Caixa Econômica Federal.
Se mesmo assim, o beneficiário não encontrar a segunda parte, poderá se dirigir diretamente a uma agência da Caixa Econômica Federal. Por lá, ele pode pedir para que os agentes façam uma varredura em seu cpf, visando encontrar a segunda parte do dinheiro. É importante ter em mãos os seus documentos oficiais.
Nesta quinta-feira (31), o Governo Federal deverá liberar o saldo para as pessoas que possuem o NIS final 0. Quando fizer isso, o Planalto terá concluído oficialmente os pagamentos do Auxílio Brasil neste mês de março. A quinta rodada começou ainda no último dia 18 para os usuários com NIS final 1.
Quando o Auxílio retorna?
Os pagamentos desta quinta rodada do Auxílio Brasil ainda não chegaram ao fim oficialmente. Entretanto, algumas pessoas já estão preocupadas com o que acontecerá na sexta liberação do benefício do Governo Federal.
De acordo com o calendário oficial de pagamentos, os próximos repasses deverão acontecer nos 10 últimos dias úteis do mês de abril. No dia 14, por exemplo, usuários com NIS final 1 já estarão com o dinheiro em suas contas nas primeiras horas do dia.
Como dito, pouco mais de 18 milhões de pessoas receberam o benefício em março. Para o mês de abril, o Ministério da Cidadania ainda não fez nenhum tipo de divulgação. A pasta afirma que ainda analisará as informações do Cadúnico.
Vale-gás
Neste mês de março, os pagamentos do Auxílio Brasil foram os únicos liberados para a população mais carente. O vale-gás deu uma pausa e deve voltar apenas no próximo mês de abril exatamente nas mesmas datas.
O Governo Federal lembra que não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição direta para fazer parte do Auxílio Brasil ou mesmo do vale-gás nacional. Isso porque eles analisam informações que estão em banco de dados já existentes.
Para o mês de abril, ainda não dá para cravar o valor do vale-gás. No entanto, o Ministério afirma que os valores do Auxílio Brasil seguirão os mesmos. Todos os usuários receberão, ao menos, R$ 400 na próxima liberação.