O Governo Federal deve começar nesta terça-feira (18) os pagamentos de janeiro do seu Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 17,5 milhões de pessoas irão receber o benefício em questão neste momento. As parcelas irão variar a depender do usuário, mas ninguém vai receber menos do que R$ 400.
Durante estes últimos dias, alguns usuários estão percebendo que há uma espécie de tabela no aplicativo oficial do Auxílio Brasil. Nela, a Caixa Econômica Federal especifica quais são os prazos para a movimentação do dinheiro do programa. Quem não obedecer essas datas acaba perdendo o benefício.
É que de acordo com a lei do próprio Auxílio Brasil, o cidadão tem um prazo de 120 dias para mexer nesse dinheiro de alguma forma. Se ele não fizer isso, o Governo Federal vai entender que ele não precisa dessa quantia. E aí o que vai acontecer? O montante vai voltar para os cofres do Palácio do Planalto.
Mais do que isso, o cidadão vai perder o direito de seguir recebendo o benefício pelos meses seguintes. Essa informação vem assustando muita gente que faz parte do programa. Muitos usuários estão tendo pressa para movimentar essa quantia o quanto antes para não correr o risco de perder o dinheiro.
Mas o fato é que não precisa de tanta pressa. O prazo de 120 dias compreende um período de cerca de 4 meses. Então estamos falando de um espaço de tempo relativamente longo. Para se ter uma ideia, você só perderia o dinheiro de janeiro se não movimentar ele de nenhuma forma até o final de abril.
Pessoas têm pressa
O fato mesmo é que a grande maioria das pessoas não costuma esperar tanto tempo para poder tirar esse dinheiro. Quem está com fome, normalmente tem muita pressa para tentar resolver essa situação o quanto antes.
O que pode acontecer é que alguns cidadãos nem imaginam que possuem o direito de receber o benefício e aí acabam nem consultando. É importante pedir para que essas pessoas façam a consulta e movimentem o dinheiro.
Quais movimentações são aceitas
Quando se fala em movimentação do montante do Auxílio Brasil, está se falando de qualquer tipo de ação. Pode ser um saque, por exemplo. Mas também pode ser algo mais simples, sem a necessidade de sair de casa para isso.
Um simples envio de um pix, por exemplo, já é considerada uma movimentação. Então o Governo vai entender que você realmente precisa daquele dinheiro e você não vai mais correr o risco de perder aquele montante.
Auxílio Brasil já tem calendário definido
Recentemente, o Governo Federal divulgou o calendário oficial do Auxílio Brasil para este ano de 2022. Como dito, o primeiro pagamento acontece logo nesta terça-feira (18) para o primeiro grupo.
Ao longo desta semana, estima-se que mais três grupos além deste poderão pegar essa quantia. A lógica é fazer os pagamentos mensais sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Era algo que também acontecia com o calendário do Bolsa Família.