O Governo Federal deve retomar nesta segunda-feira (21) os repasses de fevereiro do Auxílio Brasil. Amanhã vai ser a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 6. Ao todo, estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas estejam na folha de pagamento do benefício em questão.
Alguns usuários estão usando as redes sociais para dizer que perderam o projeto entre os meses de janeiro e fevereiro. Algumas dessas pessoas querem saber por que isso aconteceu e se eles terão uma chance de voltar. O fato é que isso vai depender da sua situação específica. É o que diz o Ministério da Cidadania.
Mas alguns pontos precisam ficar claros neste momento. Você teve um bloqueio ou um cancelamento? A resposta para essa pergunta pode ser decisiva em todo o processo. É que, de acordo com o Ministério da Cidadania, essas são práticas que estão acontecendo agora, mas que possuem significados diferentes.
No caso do bloqueio, os pagamentos do programa para imediatamente sem nenhum tipo de previsão de volta. Neste caso, o Ministério da Cidadania entendeu que há alguma coisa errada na sua conta. E aí não adianta fazer muita coisa. Isso porque se entende que essa paralisação acontece de forma definitiva.
Já a suspensão não funciona desta forma. De acordo com o Ministério da Cidadania, neste caso, os pagamentos também param, mas de uma maneira temporária. Isso quer dizer que você vai poder voltar a receber o dinheiro do benefício depois de um tempo. Não há nada de incomum nessa prática.
O Seguro Defeso
O Ministério da Cidadania afirma que existe um caso muito específico que exemplifica bem essa situação. É a questão das pessoas que recebem o Seguro Defeso. Esse é aquele benefício que vai para os usuários que não podem pescar durante um certo período.
No momento em que o Governo começa a pagar esse Seguro, esses pescadores deixam de receber o Auxílio Brasil. Isto é, ele passa por uma suspensão temporária do programa. Isso quer dizer que ele vai poder voltar depois.
O Ministério da Cidadania explica que quando o Seguro Defeso acaba, então o cidadão volta para o Auxílio Brasil. Vale lembrar que esse retorno é automático, ou seja, o usuário não vai precisar fazer qualquer tipo de novo pedido.
O Auxílio Brasil
O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro. Mas naquele primeiro momento apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é que estavam podendo receber.
Esse cenário mudou com a chegada de 2022. Tomando como base os números do Auxílio Brasil, cerca de 3,5 milhões de brasileiros entraram na folha de pagamento do benefício desde o início deste ano. É o que se sabe.
Em entrevista recente, aliás, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o objetivo do Governo Federal é seguir zerando a fila de espera para o programa nos próximos meses. Mas não há garantia de que isso vai acontecer mesmo.