O cidadão que faz parte da folha de pagamentos do Auxílio Brasil e não tem interesse em solicitar o empréstimo consignado do programa, não precisa realizar nenhum tipo de solicitação. Atualmente, novas informações do Governo Federal apontam que o processo de solicitação é facultativo, ou seja, ninguém é obrigado a pedir.
Oficialmente, o Governo Federal lançou o consignado do Auxílio Brasil há pouco mais de um mês. Todavia, quando entrar em vigor, o usuário vai poder solicitar um crédito em dinheiro, que funcionará como um adiantamento dos valores que serão pagos na forma de descontos mensais nas parcelas do programa.
Forma de pagamento do consignado
Nesse sentido, os cidadãos que pegam o crédito do consignado, deixam automaticamente de ganhar o valor mínimo de R$ 400 mensais. Afinal de contas, o desconto mensal e feito até quitar a dívida que ele tem com o Governo Federal. Assim, o beneficiário não precisa tirar dinheiro do próprio bolso.
Desse modo, a principal dica dos especialistas é fazer as contas antes de decidir realizar a solicitação. O cidadão precisa saber quanto necessitam e quanto podem ter de desconto na sua mensalidade do Auxílio Brasil. Assim, cada indivíduo pode conferir se o consignado é uma opção vantajosa ou não para a sua realidade.
O sistema do empréstimo consignado é comum entre os segurados do INSS. Por lá, o número de reclamações sobre possíveis concessões do crédito sem solicitação cresceu nos últimos dois anos. O Governo Federal garante que isso não se repetirá no Auxílio Brasil. Assim, quem não solicitar, não receberá o crédito.
Quando começa o consignado
O sistema de liberação do consignado do Auxílio Brasil ainda não aconteceu oficialmente. Embora o texto já tenha sido publicado no Diário Oficial da União (DOU), ainda não há uma previsão de início das solicitações.
Informações de bastidores dão conta de que o Ministério da Cidadania já regulamentou o texto do consignado. Neste momento, o Governo Federal espera apenas o melhor momento político para realizar o lançamento.
De toda forma, é possível adiantar que o Planalto lançará o consignado ainda neste primeiro semestre. A ideia é justamente tentar evitar problemas com a Justiça Eleitoral às vésperas das eleições presidenciais.
Auxílio Brasil
Os usuários que fazem parte do Auxílio Brasil e que não querem esperar mais pela liberação do consignado do programa, possuem a opção do crédito do Caixa Tem. Ele já está funcionando neste momento.
Entretanto, é importante lembrar que o empréstimo do Caixa Tem não se trata de um consignado, ou seja, o cidadão não pagará o saldo na forma de descontos, assim como no Auxílio Brasil.
Até a liberação do novo consignado, a dica é prestar atenção nas redes sociais do Governo Federal e se abastecer de informações oficiais. Com isso você evita cair em golpes. Várias quadrilhas se aproveitam de momentos como este.