Os beneficiários do Auxílio Brasil buscam o site da Dataprev para consultar a sua situação no programa social. Durante a vigência do Auxílio Emergencial, muitas pessoas procuravam o portal para verificar informações do antigo Bolsa Família.
Atualmente, o interessado em saber como está a sua situação no Auxílio Brasil deve buscar o aplicativo oficial do programa, disponível para dispositivos Android e iOS. Sendo assim, o portal da Dataprev não precisa ser mais utilizado para consultar informações do benefício.
Quando o benefício emergencial foi liberado, na pandemia em 2020, muitas famílias contempladas pelo Bolsa Família (atual Auxílio Brasil) estavam recebendo o Auxílio Emergencial. Por conta disso, as consultas foram liberadas para serem realizadas no site da Dataprev.
Por telefone
Por aplicativos
Embora o Auxílio Emergencial tenha sido encerrado em outubro do ano passado, o portal ainda está disponível para consultas, uma vez que parcelas retroativas do extinto programa ainda estão sendo concedidas aos pais solteiros chefes de família monoparental.
A consulta no portal da Dataprev ocorre através de uma conta Gov.br:
Neste mês de junho, os pagamentos estão confirmados. O Governo Federal já editou uma Medida Provisória (MP) para liberação dos valores. No entanto, é importante destacar que não se trata de uma prorrogação, mas sim de liberações retroativas para um grupo específico.
É importante frisar que os novos repasses do auxílio emergencial consideram apenas as primeiras cinco parcelas concedidas pelo programa entre abril e agosto de 2020. Na época, o valor concedido era de R$ 600.
Os beneficiários do Auxílio Brasil começaram a receber suas parcelas do mês de junho na última sexta-feira (17/06). Após uma pausa neste fim de semana, o programa retornará com os pagamentos na próxima segunda-feira (20/06).
A princípio, a parcela de junho começou a ser paga pela Caixa Econômica Federal. Até então, os valores já foram depositados para quem tem NIS final 1.
O valor mínimo já está fixado para ser pago este mês, ou seja, ninguém poderá receber menos do que R$400. Nesta segunda-feira (20), recebem os beneficiários que têm o NIS final 2.