O Ministério da Cidadania divulgou nesta semana novos detalhes sobre os repasses do Auxílio Brasil para este mês de março. De acordo com as informações da pasta, pouco mais de 4,3 mil usuários entraram para a folha de pagamentos do programa neste último mês. Dessa forma, o projeto bateu mais um recorde no número de beneficiários.
Segundo dados do próprio Ministério da Cidadania, os números de usuários desse programa social vem crescendo com o passar dos meses. Quando se compara com dados de dezembro de 2021, podemos dizer que pouco mais de 3,7 milhões de brasileiros passaram a fazer parte da folha de pagamentos do benefício.
Ao todo, o Auxílio Brasil chegou a 18,02 milhões de pessoas neste mês de março. Veja a evolução dos números de acordo com o Ministério da Cidadania.
- NOV/2021 – 14,5 milhões de usuários
- DEZ/2021 – 15,5 milhões de usuários
- JAN/2022 – 17,5 milhões de usuários
- FEV/2022 – 18 milhões de usuários
- MAR/2022 – 18,02 milhões de usuários
Se o número de usuários que entraram no programa em março aumentou em pouco mais de 4 mil, por que então a quantidade total de usuários cresceu em um ritmo menor? De acordo com o Ministério da Cidadania, a diferença aconteceu por causa das exclusões que se confirmaram no benefício neste mês.
O Auxílio Brasil é um programa volátil. Portanto, o número de usuários do projeto pode variar com o passar dos meses. Todos os dias, eles realizam análises para descobrir quais são os perfis que precisam ser bloqueados do benefício.
Bloqueios
O Ministério da Cidadania não informa oficialmente quantas pessoas tiveram que deixar de receber o Auxílio Brasil entre os meses de fevereiro e março. De qualquer forma, o número não é necessariamente desconhecido.
A pasta divulgou que pouco mais de 4,3 mil brasileiros entraram no projeto. Ao mesmo tempo, eles também anunciaram que 18,02 milhões estão dentro da folha de pagamento neste mês de março.
Em uma conta simples, dá para dizer que pouco mais de 2 milhões de pessoas deixaram de receber o benefício entre os meses de fevereiro e março. Portanto, é um número semelhante ao que aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro.
O Auxílio Brasil
O Governo Federal começou oficialmente os pagamentos do Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro. Naquele primeiro momento, no entanto, o dinheiro chegou apenas para as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família.
A partir de janeiro deste ano, o cenário começou a mudar. O Governo Federal passou a fazer pagamentos do benefício para os cidadãos que estavam no Cadúnico mas que não faziam parte do antigo Bolsa Família.
Da maneira como está desenhado hoje, o Auxílio Brasil está garantido ao menos até o final deste ano de 2022. De acordo com o Ministério da Cidadania, até dezembro, os usuários deverão receber R$ 400 por mês.