Chegamos exatamente na metade da semana, mas os pagamentos da 8ª rodada do Auxílio Brasil ainda estão longe de acabar. Até o próximo final de semana, mais três grupos de cidadãos terão o direito de receber o dinheiro do benefício. Por outro lado, já nesta quarta-feira (22), é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 4.
Dessa forma, você pode conferir abaixo as datas detalhadas de pagamentos para esta semana:
- Quarta-feira (22) – Usuários que possuem o NIS final 4
- Quinta-feira (23) – Usuários que possuem o NIS final 5
- Sexta-feira (24) – Usuários que possuem o NIS final 6
Os cidadãos que possuem o Número de Inscrição Social terminando em 1, 2 ou 3, já receberam o dinheiro da 8ª parcela, ou seja, a quantia já está devidamente depositada em suas contas. Em contrapartida, os indivíduos que possuem o NIS finais 7, 8, 9 e 0 começam a receber o saldo desta liberação apenas a partir da próxima semana.
É importante lembrar que o método de movimentação é exatamente o mesmo para todos os grupos. É preciso ter uma conta ativa no Caixa Tem para conseguir mexer no saldo. Pelo aplicativo, é possível pagar contas em forma de boletos, realizar transferências e até mesmo fazer algumas compras virtuais.
Quem tem o antigo cartão do Bolsa Família, pode usar o dispositivo para sacar o dinheiro do benefício no caixa eletrônico. Já as pessoas que não têm o utensílio, podem usar o Caixa Tem para gerar um código e inserir a numeração no caixa para pegar o saldo em espécie.
A fila de espera
Dados do Ministério da Cidadania apontam que pouco mais de 18,15 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Auxílio Brasil neste mês de junho. O número representa um aumento de pouco mais de 10 mil cidadãos em relação ao mês de maio.
No entanto, nem mesmo o aumento foi suficiente para acabar com a chamada fila de espera. Trata-se de uma lista virtual que reúne os nomes das pessoas que têm direito ao programa, mas que ainda não receberam nenhuma parcela do benefício.
Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam que mais de 2,8 milhões de brasileiros estão nesta situação. O número vem aumentando em uma velocidade cada vez maior nos últimos meses.
O Auxílio Brasil vai aumentar?
Informações divulgadas pela imprensa apontam que uma ala do Governo Federal avalia a possibilidade de aumentar o valor pago no Auxílio Brasil. Hoje, todas as pessoas que fazem parte do programa recebem, no mínimo, R$ 400 por mês.
O plano do Governo é elevar o valor mínimo para a casa dos R$ 600, assim como acontecia com o antigo Auxílio Emergencial que foi pago no ano de 2020. No entanto, a possibilidade de elevação dos valores encontra resistência dentro do próprio Planalto.
Segundo informações da imprensa, a ala mais ligada ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, é contra um novo aumento no valor do Auxílio Brasil neste momento. Eles afirmam que não há mais espaço para novos gastos a partir dos dados do orçamento.