O Governo Federal está concluindo exatamente nesta sexta-feira (18) os repasses da semana do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais, algo em torno de 18 milhões de brasileiros estão na folha de pagamento deste mês de fevereiro. Nesta sexta é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 5.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta desses usuários desde as primeiras horas da manhã, o que significa dizer que eles já podem fazer essa movimentação. Para quem ainda não sabe, o cidadão pode escolher entre usar o Caixa Tem ou ir diretamente em um banco para retirar essa quantia.
Para quem faz parte do Auxílio Brasil desde o ano passado, há a possibilidade de movimentação dessa quantia através do antigo cartão do Bolsa Família, uma vez que o dispositivo não perdeu a validade. Então na prática você pode seguir usando ele normalmente sem nenhum tipo de problema.
Vale lembrar que essa opção só é válida para os usuários antigos. A grande maioria absoluta dos novatos ainda não conseguiram pegar o dispositivo novo, pois o Governo Federal ainda não concluiu o processo de produção desses novos cartões. É preciso portanto esperar para poder fazer uso desses novos itens.
Isso não quer dizer, no entanto, que essas pessoas não possam usar esse dinheiro de fato. Elas ainda têm a opção de fazer a movimentação digital através do aplicativo Caixa Tem. Além disso, esse mesmo app também dá opção de se gerar um código para que você possa sacar o benefício.
Próxima semana
Os pagamentos da segunda rodada do ano do Auxílio Brasil irão dar portanto uma pausa de dois dias. O Governo não pretende fazer repasses no sábado (19) e nem no domingo (20). De qualquer forma, as liberações retornam na segunda (21).
A expectativa é que os pagamentos totais de fevereiro do Auxílio Brasil cheguem ao fim na próxima sexta-feira (25), quando será a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) com final 0 poderão pegar a quantia.
Ainda não se sabe o que vai acontecer com o Auxílio Brasil a partir do próximo mês. Mas apesar da falta de informações oficiais, o mais provável é que a grande maioria das pessoas que estejam no programa permaneçam nele no mês de março.
Auxílio Brasil
O Governo Federal começou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro. Mas naquele primeiro momento, apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é que conseguiram receber o benefício em questão.
Esse sistema mudou a partir de janeiro deste ano. De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, cerca de 3,5 milhões de brasileiros entraram no projeto desde o início deste ano. São pessoas que não estavam no antigo Bolsa Família.
Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, falou sobre o assunto. De acordo com ele, o Governo Federal está trabalhando para manter a fila de espera do projeto zerada. Mas ele disse também que o benefício.