O Governo Federal anunciou na última semana que já começou o processo de envio dos cartões do Auxílio Brasil. De acordo com informações oficiais, o dispositivo em questão está sendo enviado apenas para as pessoas que ingressaram no programa neste mês de janeiro. Estamos falando de algo em torno de 3 milhões de indivíduos.
Só que o fato é que a grande maioria desses cidadãos não receberam o cartão antes deste primeiro pagamento do ano. Conforme o calendário oficial do Auxílio Brasil, a primeira liberação do ano se iniciou ainda no último dia 18 de janeiro e deverão seguir até o próximo dia 31 deste mês.
Até lá, muita gente ainda não vai ter recebido os cartões. A demora acontece por uma série de motivos. O primeiro deles é que muitos deles ainda estão em processo de fabricação. Além disso, ainda tem a questão do ritmo de entrega dos Correios que pode variar muito a depender da região do cidadão.
Portanto, o que acontece com os cidadãos que ainda não receberam o cartão? Eles irão poder sacar o benefício? De acordo com o Ministério da Cidadania, a resposta é sim. Essas pessoa que ainda não pegaram o dispositivo novo poderão usar o aplicativo Caixa Tem para gerar um código para o saque.
Para além disso, essas pessoas ainda têm a opção de usar o dinheiro através do Caixa Tem para movimentações digitais. Pelo que se sabe até aqui, com esse sistema é possível realizar uma série de atividades como pagamentos de boletos, transferências para uma outra conta ou até mesmo algumas compras.
E quem já fazia parte do programa?
Para as pessoas que já faziam parte do Auxílio Brasil no final do ano passado, o Governo Federal não vai entregar nenhum tipo de novo cartão. Então não adianta esperar pelo dispositivo em casa. Ele não vai chegar.
Para essas pessoas, o cartão do antigo do Bolsa Família segue valendo normalmente. E de acordo com o Ministério da Cidadania, os dois dispositivos realizam basicamente as mesmas atividades. Então não precisa se preocupar com isso neste momento.
Portanto, os usuários que já faziam parte desse benefício precisam apenas esperar e escolher se querem mexer no Auxílio Brasil de maneira remota ou não. Eles já têm o cartão do saque antigo para seguir realizando essas operações.
Auxílio Brasil
De acordo com o Ministério da Cidadania, os pagamentos do Auxílio Brasil começaram ainda no último mês de novembro de 2022. Mas naquele primeiro momento, apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é podiam receber.
Em dezembro esse sistema continuou. Mas já naquele momento o Governo Federal optou por aumentar o valor dos recebimentos. Eles optaram por pagar desde ali pelo menos R$ 400 para todos os usuários do programa em questão.
A partir deste mês de janeiro, o Auxílio Brasil assume a sua forma turbinada. Tomando como base os dados do Ministério, neste momento são cerca de 17,5 milhões de brasileiros recebendo pelo menos R$ 400 cada um.