Neste final de semana, o Governo Federal faz uma pausa nos pagamentos da sétima rodada do Auxílio Brasil. Segundo as informações oficiais, as liberações do benefício serão retomadas apenas na próxima segunda-feira (30), quando os usuários com o Número de Inscrição Social (NIS) final 9 receberão o saldo.
Os pagamentos da sétima rodada do Auxílio Brasil começaram ainda no último dia 18 de maio. De lá até aqui, ao menos oito grupos já receberam o dinheiro do programa. Cidadãos que possuem o NIS finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 já estão com o saldo na conta. Basta movimentar o montante nos dispositivos oficiais.
Segundo o Ministério da Cidadania, a movimentação do Auxílio Brasil acontece por meio do app Caixa Tem. Através do aplicativo, é possível pagar contas no formato de boletos, realizar transferências e até mesmo fazer compras por meio do cartão de débito. Além disso, também há a opção de saque em dinheiro.
O cidadão que deseja usar o saldo em espécie, pode gerar um código no app do Caixa Tem e usar a numeração em um caixa eletrônico. Assim, ele poderá sacar o dinheiro mesmo que não tenha o cartão do programa. No final das contas, a decisão final será sempre do trabalhador, que poderá escolher qual a sua forma de movimentação.
O Governo Federal concluirá os pagamentos da sétima rodada do Auxílio Brasil na próxima terça-feira (31). A expectativa é de que até aquele momento, pouco mais de 18,1 milhões de pessoas tenham recebido o dinheiro do benefício social. Veja o calendário oficial dos repasses restantes:
Segunda-feira (30): usuários com NIS final 9
Terça-feira (31) – usuários com NIS final 0
No início deste mês de maio, membros do Governo Federal sinalizaram que entregariam os novos cartões do Auxílio Brasil para todos os mais de 18 milhões de usuários do programa. A decisão contraria a perspectiva inicial de realizar a entrega apenas para os novos beneficiários.
No entanto, a sinalização de entrega dos cartões para todos os usuários, causou polêmica dentro do Congresso Nacional. Parlamentares entraram com processos no Tribunal de Contas da União (TCU) para tentar reverter a produção dos dispositivos alegando que o ato poderia ser um gasto desnecessário.
Neste momento, o Governo Federal segue sem dar uma expectativa de data para a entrega dos novos cartões. Quem tem o cartão do antigo Bolsa Família pode utilizá-lo para movimentar a quantia. Quem não tem, pode usar o app do Caixa Tem.
Neste mês de maio, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória (MP) do Auxílio Brasil. O texto já passou pela sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL) e também já está publicado oficialmente no Diario Oficial da União (DOU).
Entretanto, as mudanças que o Congresso aprovou não impactam a situação das regras de entrada no benefício. Segue valendo a lógica de que é necessário ter um cadastro ativo e atualizado no Cadúnico.
Além disso, também é necessário ter uma renda per capita de, no máximo, R$ 210. Caso o cidadão se encaixe em todas as regras, basta esperar pela seleção. O Ministério da Cidadania selecionará novos beneficiários para o programa no próximo mês de junho.