Estamos cada vez mais próximos do último pagamento do Auxílio Brasil neste ano de 2021. De acordo com o calendário oficial do programa, ele deverá acontecer ainda nesta quinta-feira (23). Segundo informações, será a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 0.
Antes disso, ainda tem liberação acontecendo nesta quarta-feira (22), para aqueles que possuem o NIS terminando em 9. De acordo com a Caixa Econômica Federal, essas pessoas estão com o dinheiro na conta desde as primeiras horas da manhã, já podendo movimentar a quantia.
Ainda de acordo com o banco, os usuários podem escolher entre duas formas de movimentação. A primeira é através do aplicativo Caixa Tem de forma digital. Por lá, dá para fazer uma série de operações como transferência, envios por PIX e até mesmo o pagamento de alguns boletos.
Quem não quer mexer no dinheiro pela internet, também tem outra opção: o saque. Esse método tradicional também está liberado para os grupos nas suas respectivas datas de depósito. Para realizar esse processo, obviamente a pessoa precisa ir até o caixa eletrônico e fazer a retirada do montante em espécie.
Basicamente, as formas de movimentação do Auxílio Brasil são as mesmas que víamos no Bolsa Família. E como todo mundo que está no novo programa migrou do benefício anterior, é de se imaginar que ninguém vai ter problemas quanto a movimentação dessas quantias. A Caixa disse que mudou pouca coisa justamente para evitar contratempos neste sentido.
Em certos casos, algumas pessoas estão dizendo que só caiu um pedaço do dinheiro do Auxílio Brasil. Porém, é preciso ter calma e não entrar em desespero. Acontece que o Governo está passando o benefício de forma dividida em alguns casos.
Então a dica é procurar em todas as contas possíveis para saber em que lugar caiu a segunda parte do montante. Parte das pessoas estão achando ele no Caixa Tem, no Caixa Fácil e até em contas antigas que eles abriram no banco.
Se você procurou em todos esses locais e mesmo assim não encontrou, é necessário que você se dirija até uma agência da Caixa Econômica dentro do horário de atendimento, munidos de documentos, prints e tudo que comprove que você não está conseguindo encontrar o dinheiro.
Chegando lá, você vai falar com um atendente e pedir para ele realizar uma varredura em seu CPF. A ideia é pedir ajuda para ele encontrar em que lugar esse dinheiro foi parar. Normalmente ele está mesmo em alguma conta.
O Governo Federal começou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda no último mês de novembro. Só que neste ano os repasses ainda estão funcionando de uma maneira mais experimental. O projeto vai começar a tomar forma mesmo a partir de 2022.
De acordo com o Ministério da Cidadania, em janeiro, o programa vai atender cerca de 17 milhões de famílias. Todas elas receberão no mínimo R$ 400. Todos os meses eles deverão inserir e excluir usuários, assim como acontecia com o Bolsa Família.