O Auxílio Brasil teve início no mês de novembro de 2021, e desde essa época, o programa social vem beneficiando apenas as 14,5 milhões de famílias transferidas do antigo Bolsa Família. No entanto, de acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 3 milhões de novas famílias serão incluídas nesta parcela.
Desse modo, neste mês de janeiro, o benefício deverá chegar a cerca de 17,5 milhões de lares brasileiros. Além disso, cada uma destas famílias terá acesso a pelo menos o valor mínimo do benefício, ou seja, de R$ 400, através do aplicativo Caixa Tem, que permite a movimentação de depósitos em contas poupança digitais, até o recebimento do cartão.
A inclusão será realizada junto ao pagamento da terceira parcela do Auxilio Brasil que começou hoje (18). Lembrando que os inscritos recebem sua parcela com base no dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Nesta quarta-feira (19), serão os beneficiários com o NIS final 2. De acordo com o Ministério da Cidadania, o investimento total para os pagamentos supera R$ 7,1 bilhões.
A partir de hoje, terça-feira, 18 de janeiro, os beneficiários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) de fim 1 já podem receber os valores do Auxílio Brasil de 2022.
Então, os depósitos continuarão da seguinte maneira:
Inicialmente, o Governo Federal irá enviar duas cartas: uma com orientações sobre o benefício e outra com o cartão. No entanto, se a família ainda não recebeu a correspondência pode conferir por meio de seu CPF.
Assim, a consulta pode ocorrer por meio do número do CPF do responsável pela unidade familiar da seguinte forma:
Ademais, a consulta sobre o pagamento também poderá ser realizada nos seguintes locais:
Resumindo, para verificar se foi contemplado pelo programa em janeiro, basta acessar o aplicativo do Auxílio Brasil e informar o número do CPF. A plataforma está disponível para download em aparelhos com sistema Android e iOS.