Autoengano: o que é e por que você deve evitar
O autoengano é presente na vida de muitas pessoas, mas nem todas se dão conta disso. Trata-se de um comportamento associado à autossabotagem, que impede o desenvolvimento efetivo do indivíduo.
Apesar de muitos conhecerem o conceito, ainda há pessoas que ficam em dúvida sobre o termo. Além disso, outras pessoas desconhecem os danos dessa prática.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este conteúdo até o fim e fique por dentro!
O que é autoengano?
O autoengano nada mais é do que o erro de mentir para si mesmo, em diversas circunstâncias da vida. Uma pessoa que pratica a ação de se auto enganar está, o tempo todo, criando desculpas para os erros e para a procrastinação.
Além disso, o autoengano também aparece quando ignoramos os nossos pontos fracos, fingindo que eles simplesmente não existem.
Esse tipo de comportamento, no médio e longo prazo, pode minar os nossos relacionamentos e as nossas conquistas. Abaixo damos mais detalhes quanto a isso.
Por que você deve evitar o autoengano?
Entendido o que é a ação de se auto enganar, automaticamente já é possível compreender os danos que isso provoca. Porém, será que todas as pessoas realmente conhecem os efeitos colaterais dessa ação?
Abaixo, portanto, apresentamos esses fatores que tornam o autoengano um verdadeiro “veneno” para a nossa qualidade de vida. Veja:
1. O ato de se enganar atrapalha a sua tomada de decisão
Quando você precisa tomar uma decisão importante, a quais respostas você recorre? Àquelas que servem apenas de afago para o seu ego, ou àquelas que são realmente verdadeiras? Pense um pouco sobre isso.
Quando temos o costume de se enganar diante das tomadas de decisão, o resultado são decisões errôneas e infundadas, que atrapalham nosso crescimento e desenvolvimento.
2. A procrastinação se torna presente
A procrastinação também tende a aparecer quando mentimos para nós mesmos. Isso porque vamos criando desculpas mentirosas em nossa mente, como por exemplo: “Amanhã eu começo”; “Depois eu faço isso”; e assim por diante.
3. Você se autossabota
Em paralelo à procrastinação, temos ainda as atitudes de autossabotagem. Cometemos erros que sabemos que são inadequados para a nossa vida, mas devido ao autoengano nós nos mantemos nesses ciclos viciosos.
Por isso, fique atento aos sinais de que a mentira pessoal está aparecendo em sua vida.
4. Impede a melhora e o desenvolvimento de pontos fracos
Infelizmente, a ação de mentir para si mesmo também é a porta de entrada para a estagnação na carreira profissional e acadêmica. Afinal, se simplesmente criamos desculpas para os erros e procuramos procrastinar as tentativas de acerto, como poderemos sair do lugar? Pois é!
Sendo assim, evite criar aquelas desculpas infundadas apenas para não sentir culpa. Lembre-se sempre das consequências dos seus atos.
5. Os problemas começam a se acumular
Os problemas se transformam em uma verdadeira “bola de neve” quando não os resolvemos e simplesmente fingimos que eles não existem. Esse tipo de situação, com o passar do tempo, sobrecarrega a mente e a vida, gerando resultados nada agradáveis.
Portanto, evite praticar o autoengano e tenha um olhar mais atento sobre você mesmo. Assim você evita esse tipo de situação e pode, dessa forma, desenvolver-se com mais coesão.