A reta final da graduação gera muitas expectativas nos estudantes, sendo muito comum o surgimento de várias dúvidas nos recém-formados e alunos.
Um dos maiores desejos de quem está começando a jornada no mercado de trabalho é conseguir um estágio enquanto ainda está estudando, fator muitas vezes obrigatório para completar a carga horária do curso, ou conseguir um emprego após a formatura.
Em decorrência da crise econômica oriunda da pandemia do novo coronavírus, esse período se tornou ainda mais preocupante.
Segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil era 13,9% no final de 2020, sendo que 29,8% dos jovens entre 18 e 24 anos, inclusive recém-formados, estavam desempregados.
No entanto, com o avanço da vacinação no Brasil, o mercado começa a dar sinais de melhora e segundo o site de empregos Indeed, houve um aumento de 23% de novas postagens de vagas para estágios, trainees e recém formados.
Esses números servem como um importante impulso para ajudar os jovens a encontrar empregos em um momento de retomada econômica.
Para o diretor de vendas do Indeed, Felipe Calbucci, as organizações estão interessadas em oferecer oportunidades para recém-formados e estudantes por conta da atual situação do país.
“As organizações têm focado em programas de estágio e trainee para o desenvolvimento de talentos para aumentar a retenção e, muitas vezes, para suprir a carência de profissionais qualificados que algumas delas enfrentam. Como a economia do Brasil está se recuperando após a crise da Covid-19, agora é o melhor momento para procurar aquele emprego dos sonhos, e é preciso estar preparado e tentar se destacar porque tem muita gente em busca de uma boa oportunidade também ”, diz Calbucci.
Mercado competitivo
Mesmo com o aumento de vagas, o mercado continua bastante exigente e concorrido, por isso construir um bom currículo é fundamental para chamar a atenção dos recrutadores.
Para Calbucci, há alguns macetes importantes para montar seu currículo sem experiência.
“Ao entrar no mercado de trabalho pela primeira vez e criar um currículo sem experiência de trabalho prévia, é preciso se concentrar em outros fatores que o ajudaram a desenvolver um conjunto de habilidades profissionais, compartilhar seus maiores pontos fortes e destacar sua formação”.
É fundamental que os estudantes e recém-formados tenham em mente alguns aspectos importantes que devem ser considerados na hora de montar seu primeiro currículo de trabalho.
É primordial revisar cuidadosamente tudo que foi escrito, ter atenção aos detalhes revisando devidamente o currículo em busca de erros de digitação, erros gramaticais e inconsistências.
Além disso, os empregadores querem saber se você está orgulhoso de suas realizações e confiante em suas habilidades e se de fato você gosta da área de atuação do cargo.
Ademais, ser objetivo é fundamental. Os recrutadores em grande parte possuem uma grande demanda de currículos e podem gastar alguns minutos no seu. Sendo assim, seu currículo deve ser poderoso e breve.
E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Auxílio: deputados pedem aumento no número de mães beneficiárias.