Novembro Azul: Como surgiu e importância do mês de conscientização

A campanha Novembro Azul visa a conscientização da população masculina sobre os riscos oferecidos pelo câncer de próstata. Entre os conteúdos disseminados constam as formas de prevenção e como a doença pode ser diagnosticada.

Durante o mês de novembro, várias campanhas acontecem pelas cidades e têm sua divulgação nos meios de comunicação.

A saber, o Novembro Azul ocorreu pela primeira vez na Austrália, em 2003. O mês não foi escolhido à toa, pois celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata no dia 17 de novembro.

Importância da campanha Novembro Azul

A campanha é extremamente importante, pois o câncer de próstata é o tipo da doença que mais afeta os homens no Brasil. 

Entretanto, 90% dos casos têm chance de cura por conta do diagnóstico precocemente. Porém, a campanha muitas vezes esbarra em um enorme empecilho: o preconceito. 

Infelizmente, muitos homens ainda tem esse tabu de realizar o exame de toque retal, que também poderá diagnosticar outros tipos de doença, além do câncer. 

O câncer de próstata aparece principalmente em pessoas com mais de 65 anos de idade. Ademais, alguns fatores podem contribuir para o surgimento da doença como: histórico familiar, obesidade, idade avançada, entre outros. 

Esse tipo de câncer na maioria dos casos apresenta evolução lenta, por isso, realizar exames preventivos e ficar atentos a alguns sinais. Por conta disso o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura da doença. 

Como falamos acima, o câncer de próstata só demonstra sintomas quando a doença já está em nível avançado, alguns deles são:

  • Diminuição do jato da urina 
  • Aumento da frequência urinária 
  • Presença de sangue na urina
  • Dificuldade ao urinar

Vale ressaltar que os sintomas também podem se aliam ao crescimento da próstata por conta da idade, por isso torna-se fundamental a realização do exame.

Prevenção da doença

Alguns hábitos ao longo da vida contribuem para a prevenção do câncer de próstata. Uma alimentação saudável, contemplada com verduras, vitaminas, frutas, entre outras, ajudará na proteção do organismo. 

Além disso, não fumar, beber bebidas alcoólicas moderadamente e praticar exercícios físicos regularmente ajuda muito a evitar o acometimento dessa doença.

No entanto, é importante dizer que mesmo com hábitos saudáveis o câncer de próstata pode aparecer, por isso, realizar os exames periódicos é importante para um diagnóstico precoce. 

Por conta disso, a campanha do Novembro Azul ocorre ao redor do mundo para que cada vez mais a população se conscientize e deixe tabus e preconceitos de lado. 

E então, você sabia de tudo isso? Não deixe de ler também – Outubro Rosa: História e números do câncer de mama no Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.