Atualidades: O que a impressão de dinheiro causa

Uma das maiores polêmicas no Brasil quando o assunto é economia gira em torno da impressão de dinheiro. Afinal, por que essa prática é considerada prejudicial para o crescimento e estabilidade de um país?

Bom, de acordo com economistas, se imprimirmos mais dinheiro, os preços aumentarão de tal forma que não estaremos em melhor situação do que antes. Para ver por quê, suporemos que isso não seja verdade e que os preços não aumentarão muito quando aumentarmos drasticamente a oferta de moeda.

Por que a impressão de dinheiro faz o preço subir

Em suma, os preços vão subir após um aumento drástico na oferta de dinheiro porque:

Se as pessoas tiverem mais dinheiro, elas desviarão parte desse dinheiro para gastos. Os varejistas forçadamente aumentarão os preços ou ficar sem o produto.

Os varejistas que ficarem sem produtos tentarão reabastecê-los. Os produtores enfrentam o mesmo dilema dos varejistas: ou terão que aumentar os preços ou enfrentarão escassez porque não têm a capacidade de criar um produto extra e não conseguem encontrar mão-de-obra a taxas baixas o suficiente para justificar a produção extra.

Inflação

A inflação acontece por uma combinação de quatro fatores:

  • A oferta de dinheiro aumenta.
  • A oferta de bens diminui.
  • Demanda por dinheiro diminui.
  • Demanda por mercadorias aumenta.

Vimos por que um aumento na oferta de dinheiro faz com que os preços subam. Se a oferta de bens aumentasse o suficiente, os fatores 1 e 2 poderiam se equilibrar e poderíamos evitar a inflação. Os fornecedores produziriam mais bens se os salários e o preço de seus insumos não crescessem.

Entretanto, vimos que eles aumentarão. Na verdade, é provável que cresçam a um nível em que seja ideal para a empresa produzir a quantidade que teriam se a oferta de moeda não tivesse aumentado.

Isso nos mostra por que aumentar drasticamente a oferta de dinheiro na superfície parece uma boa ideia. Quando dizemos que gostaríamos de mais dinheiro, o que realmente estamos dizendo é que gostaríamos de mais riqueza. O problema é que se todos nós tivermos mais dinheiro, coletivamente não seremos mais ricos.

Aumentar a quantidade de dinheiro não contribui para aumentar a quantidade de riqueza, tampouco de coisas no mundo. Ademais, como o mesmo número de pessoas persegue a mesma quantidade de posses, não podemos, em média, ficar mais ricos do que antes.

E então, gostou de saber melhor sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Inflação: Entenda o fenômeno que pode ser cobrado no ENEM e vestibular

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.