10 propostas para treinar a redação do Enem

Para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas estudar os assuntos não é suficiente para garantir uma boa nota, é necessário muito treino a partir de provas anteriores e simulados. Nesse sentido, apresentamos 10 propostas para treinar a redação do Enem.

Praticar a escrita de redações seguindo os conhecimentos exigidos nas cinco competências usadas como critério de correção da redação do Enem é a melhor maneira de estudar para alcançar a nota 1000. Desse modo, as dicas de temas abaixo podem ajudar muito seu processo de preparação para o Exame. Confira!

Propostas de temas

1. A importância do combate à desigualdade racial

O Enem sempre aborda questões da atualidade, desse modo, a questão da desigualdade racial é um dos temas possíveis da redação de 2020.

Nesse sentido, a ebulição dos movimentos no combate ao racismo foi emblemática no primeiro semestre do ano e pode aparecer na prova, especialmente após a morte de George Floyd, em um caso de violência policial contra negros, tão forte nos Estados Unidos e presente também no Brasil.

2. Desastres ambientais

A relação que o ser humano estabelece com o meio ambiente está sempre presente nas provas de biologia do Enem. Além disso, podem aparecer também no tema de redação proposto no Enem, especialmente após os últimos acontecimentos naturais.

3. Valorização do Sistema Único de Saúde

Há anos o Sus é pauta nas discussões sobre o acesso da população aos serviços de saúde de qualidade. Nesse sentido, o momento de crise sanitária eleva a necessidade de debater melhorias para o sistema de saúde brasileiro.

4. Epidemias contemporâneas e seus desafios

Ainda pensando no contexto de crise sanitária causada pela pandemia, esse tema é um dos assuntos da atualidade. Os efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus trouxeram prejuízos a curto, médio e longo prazo, logo, pensar nos desafios impostos pelos contextos de epidemias se faz muito necessário.

5. Violência Urbana

Esse tema sempre será atualidade enquanto a questão da violência nas grandes cidades brasileiras não for solucionada. Desse modo, é interessante pesquisar, pensar criticamente e escrever sobre o assunto.

6. Desafios da educação a distância no Brasil

Com a suspensão das aulas presenciais por mais de três meses no Brasil, o ensino a distância entrou em pauta. Desse modo, entre nossas propostas para treinar a redação do Enem, estão os desafios do ensino EaD.

Confira Desafio na formação de professores EaD.

Muitos educadores e estudantes precisaram se adaptar ao ensino remoto abruptamente. Vale refletir e pesquisa sobre essa questão!

7. Desafios no enfrentamento de crises econômicas

A pandemia, que nos forçou a entrar em quarentena ao redor de todo o mundo, gerou um grande problema para a economia local e mundial. Desse modo, este é um tema interessante para praticar seus conhecimentos de atualidades para a redação do Enem.

8. Combate a evasão escolar no Brasil

A evasão escolar, que vem sustentando argumentos para o fechamento de escolas em todo o país, é um dos desafios da Educação no Brasil. Desse modo, cabe o desenvolvimento de propostas para combater o abandono das escolas por parte dos jovens brasileiros.

9. A questão da distribuição da água potável no mundo

A distribuição de água potável no mundo já é uma preocupação surgida há anos e cada vez mais vem se gravando com a escassez em diversas partes do mundo. Desse modo, pesquisar e escrever sobre esse assunto pode ajudar você a desenvolver melhor sobre esse tema que não é nada fácil.

10. Importância do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil

Em decorrência da doença epidêmica causada pelo novo coronavírus e a necessidade de combatê-la com o desenvolvimento de vacinas, por exemplo, entre tantas outras questões, o desenvolvimento científico no Brasil passa a estar no centro das discussões mais importantes do momento. Logo, é uma boa dica para a redação do Enem.

Gostou das propostas de temas? Então deixe seu comentário!

Veja mais artigos sobre a redação do Enem aqui.
Veja também Confira séries da Netflix que ajudam no Enem.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.