Atualidades: Causas e consequências das queimadas
As queimadas que têm devastado o Pantanal são recorrentemente cobradas nas provas. Estude sobre elas!
Muita gente não sabe, mas queimadas fazem parte de uma das técnicas agrícolas mais primitivas do mundo. Entretanto, empresas e pessoas utilizam desse processo de forma ilegal, o que gera um dos piores problemas enfrentados pelo meio ambiente atualmente.
Nesse mês de setembro mesmo há a ocorrência de uma das piores queimadas que o Pantanal brasileiro enfrentou na história. De acordo com especialistas, cerca de 12% do bioma já se deteriorou.
O tema aparece frequentemente nos vestibulares e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, pode surgir em concursos relativos à Polícia Ambiental e demais áreas que se inserem na área.
Ademais, saber sobre as queimadas faz de você uma pessoa cidadã preocupada com as questões vivenciadas em seu País. Acompanhe panorama geral.
O que são?
Conforme expusemos anteriormente, as queimadas compõem as técnicas agrícolas muito antigas. No Brasil, foi utilizada no período colonial, sobretudo para retirada da cobertura vegetal para preparação para o plantio ou pastagem.
Por ser economicamente barata, ainda é muito usada no meio rural. A saber, alguns agricultores consideram a queimada uma instrumento de fertilização do solo.
Visto que eles consideram as cinzas como uma espécie de adubo. Entretanto, para muitos ambientalistas tal prática não traz qualquer vantagem para o meio ambiente. Muito pelo contrário e você verá a seguir.
Causas das queimadas
Além das queimadas para uso agrícolas, muitos outros fatores provocam queimadas, principalmente nos períodos de estiagem severas, como:
- Desmatamento para exploração da madeira. Queimam-se as plantas de menor porte e facilitar o corte das árvores maiores.
- Colheita manual de cana-de-açúcar. Tem como objetivo limpar o terreno, facilitando o corte, atividade muito comum ainda nos canaviais.
- Vandalismo e negligência são responsáveis por queimadas de grande porte no Brasil e no mundo, como por exemplo, jogar uma bituca de cigarro acesa em um terreno seco.
- Balões também são grandes responsáveis por incêndios florestais e queimadas.
- Queimadas criminosas por disputas pela posse de terras.
Queimadas – Consequências
As queimadas podem comprometer o equilíbrio dos ecossistemas. Visto que elas impactam na manutenção da:
- Fauna e flora da região
- Na circulação das águas subterrâneas e superficiais
- Nas condições de temperaturas e umidade
- Na liberação de vapor de água na atmosfera.
Desse modo, muitas outras consequências se desencadeiam, por exemplo:
- Redução da biodiversidade
- Desertificação ambiental
- Emissão de gases poluentes na atmosfera
- Piora na qualidade do ar.
- Aumento das doenças respiratórias
- Danos ao patrimônio público e privado
- Corrobora para o aumento do efeito estufa e aquecimento global contribuindo para o aumento da temperatura.
- Diminuição da fertilidade do solo com a perda de matéria orgânica e umidade.
- Intensificação da erosão nas áreas atingidas pelo fogo.