Atualidades para ENEM e vestibulares: o Mercosul - Notícias Concursos

Atualidades para ENEM e vestibulares: o Mercosul

Um resumo completo

O Mercosul: resumo de atualidades para as suas provas

O termo “Mercosul” é usado para denominar o principal bloco econômico da América do Sul.

Esse tópico é cobrado com frequência por questões de atualidades em provas muito importantes como os concursos, os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o Mercosul. Confira!

O que é o Mercosul?

A sigla “Mercosul” significa Mercado Comum do Sul e é usada para definir um bloco econômico da América do Sul formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países, que podem ser divididos em associados e observadores.

A organização foi criada em 1991 para intensificar as relações econômicas entre os membros do bloco.

Quem faz parte do Mercosul?

As negociações para a criação do Mercosul começaram na década de 80, com o presidente do Brasil José Sarney e Raúl Alfonsín, presidente da Argentina. Posteriormente, na década de 90, o Uruguai e o Paraguai foram chamados para participar do bloco.

No  dia 26 de março de 1991, na cidade de Assunção, foi assinado o Tratado de Assunção, oficializando a criação do Mercosul. A cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, foi escolhida para ser a sede da organização. Oficialmente, quatro países integram o bloco econômico: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Objetivos

O Mercosul foi criado para a consolidação de uma zona de livre comércio no continente americano entre os países membros, a fim de garantir a circulação comercial de produtos sem a necessidade de trâmites burocráticos e da cobrança excessiva de taxas alfandegárias.

O objetivo foi alcançado em 1994. Porém, a zona de livre comércio dependia da existência de uma tarifa comum entre os membros. Assim, em 1995, foi criada a Tarifa Externa Comum (TEC), aplicada sobre os produtos importados para os países envolvidos. Com isso, os quatro membros (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) devem cobrar a mesma taxa sobre os produtos importados de outros países do Mercosul, evitando que um dos países dê preferência a um tipo de produto e que somente esse país receba mercadorias.

Mercosul: o caso da Venezuela

Em 2016, os países fundadores do bloco (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) anunciaram que, em decorrência do descumprimento de normas, a Venezuela seria suspensa do Mercosul. Devemos nos lembrar de que os membros do bloco devem respeitar os princípios democráticos e, no ano de 2016, a Venezuela foi palco da consolidação de uma ditadura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?