Rastreadores solares podem aumentar a eficiência dos painéis solares e reduzir o tempo de retorno para que os proprietários solares recuperem seus custos de instalação.
Embora sejam mais comuns em painéis solares de escala comercial e montados no solo, alguns projetos também podem ser instalados em telhados planos ou de baixa inclinação. Se valem ou não o custo extra depende de vários fatores.
Como funcionam
Rastreadores solares são estruturas de suporte que permitem que os painéis solares sigam o caminho do sol e absorvam mais radiação solar. Eles podem aumentar a eficiência dos painéis em qualquer lugar de 10% a 45%, dependendo do tipo de rastreador.
Por causa do custo do hardware e da instalação, eles são mais comumente vistos em projetos solares de grande escala, como fazendas solares comunitárias, do que em residências individuais.
É mais fácil, seguro e econômico instalar rastreadores em matrizes no solo do que em telhados, e a escala do projeto permite mais retorno sobre o investimento.
O desafio de instalar um rastreador em um telhado é de física. Enquanto os rastreadores montados no solo costumam ser cravados no solo com pilares de concreto, os montados no telhado dependem da resistência e integridade do telhado.
Rastreadores de telhado aumentam o perfil dos painéis solares, o que aumenta sua exposição a ventos fortes – e isso, em condições meteorológicas extremas, pode puxar todo o sistema solar do telhado. Os rastreadores de telhado precisam ser mais leves e ter um perfil mais baixo.
Tipos de rastreadores solares
Os rastreadores seguem o sol de duas maneiras. Rastreadores de eixo único giram em um eixo leste-oeste, seguindo o sol ao longo do dia. Eles são projetados para aumentar a absorção solar em 25% a 35%.
Rastreadores de eixo duplo giram em um eixo norte-sul também, seguindo o sol ao longo do ano. Comparado a um sistema de inclinação fixa montado em um telhado, um sistema montado no solo com um rastreador de eixo duplo pode produzir até 45% mais eletricidade.
A forma como o rastreador segue o sol depende do modelo e do preço. Alguns rastreadores de baixo custo precisam ser trocados manualmente.
Rastreadores passivos estão na faixa de custo médio; eles não usam nenhum motor, mas em vez disso, usam um líquido que inclina o sistema para o oeste à medida que aquece ou o inclina de volta para o leste quando esfria.
Um rastreador solar ativo usa um motor para orientar automaticamente os painéis para exposição máxima ao sol, e os sistemas de eixo duplo podem inclinar para quase qualquer ângulo para enfrentar o sol.
Muitos rastreadores ativos operam seus motores com a energia produzida pelos próprios painéis solares. Eles também podem usar GPS e software para maximizar a eficiência dos painéis.
Compartilhe!
Leia também – Atualidades: Geoengenharia e as mudanças climáticas