‘Bem comum’ na ciência política se refere a tudo que beneficia e é naturalmente compartilhado por todos os membros de uma determinada comunidade. Ela se compara com coisas que beneficiam o bem privado de indivíduos ou setores da sociedade.
Em alguns casos, assegurar elementos que sirvam ao bem comum requer ação coletiva e participação no processo político.
Trata-se de um conceito bastante abordado em concursos e alguns vestibulares. Além disso, consiste em algo que devemos conhecer para exercer a cidadania.
Principais características
- O “bem comum” refere-se às instalações ou instituições que beneficiam todos os membros de uma determinada comunidade.
- O bem comum contrasta com aquelas coisas que beneficiam apenas indivíduos específicos ou partes da comunidade.
- Exemplos de elementos que constituem o bem comum incluem direitos e liberdades básicos, polícia e bombeiros, defesa nacional, tribunais, rodovias, escolas públicas, alimentos e água seguros e recursos naturais.
- Na maioria dos casos, fornecer os elementos do bem comum requer um certo grau de sacrifício individual, como o pagamento de impostos novos ou mais altos.
- Hoje, muitos problemas sociais impactantes são causados pela falta ou falha de elementos essenciais do bem comum.
Definição de bem comum
Como normalmente usado hoje, a frase “bem comum” refere-se às instalações ou instituições que todos ou então a maioria dos membros de uma comunidade concordam ser necessárias para satisfazer certos interesses que têm em comum.
Algumas das coisas que compõem o bem comum em uma democracia atualmente pode incluir básicos direitos e liberdades, um sistema de transporte, instituições culturais, polícia e segurança pública, um sistema judicial, um sistema eleitoral, educação pública, abastecimento de água, comida, assim como defesa nacional.
Por exemplo, as pessoas podem dizer: “A nova ponte servirá ao bem comum” ou “Todos lucraremos com o novo centro de convenções”.
Como os sistemas e instalações normalmente impactam todos os membros da sociedade, logicamente a maioria dos problemas sociais possuem certa ligação ao bom ou mau funcionamento desses sistemas e instalações.
Do ponto de vista econômico e filosófico, presume-se que o bem-estar comum exigirá um certo grau de sacrifício de muitos membros da sociedade. Esse sacrifício, a saber, geralmente vem na forma de pagamento de impostos ou custos de produção industrial mais altos.
E então, nosso artigo te ajudou a entender sobre bem comum e sua definição? Deixe um comentário!