Ideb: Teresina é a capital com a melhor educação pública do Brasil

Entre os resultados do Ideb de 2019 está o das cidades que obtiveram maior qualidade no ensino básico. Quando se trata das capitais do Brasil, Teresina, no Piauí, conquistou a melhor posição na educação pública.

O balanço, que ocorre a cada dois anos, foi divulgado nesta terça-feira (15) com a presença do ministro da Educação Milton Ribeiro e demais autoridades da área. A transmissão da coletiva de imprensa aconteceu por meio das redes sociais.

De acordo com os dados Ideb, Teresina atingiu o índice de 7.4 no que se refere aos anos iniciais do ensino fundamental e 6.3 nos anos finais da mesma etapa do ensino. Segundo o site da prefeitura de Teresina, tais números ultrapassam qualquer meta nacional.

Leia ainda – Dados do Ideb: Ensino Médio não atinge nível de qualidade previsto

Teresina repetiu feito de 2017

A saber, o Ideb consiste em um indicador que avalia a situação do ensino público. Sua divulgação acontece de dois em dois anos. E Teresina, por sua vez, já ficou em primeiro lugar outra vez na avaliação.

Se em 2015 a capital piauiense mostrou que seus números poderiam alcançar níveis altos, em 2017 conquistou o topo da lista, assim como os dados deste ano. Vale dizer que Teresina ficou na frente de duas grandes capitais do centro-sul: São Paulo e Curitiba.

De acordo com Kátia Dantas, secretária municipal de Educação, a posição da cidade no ranking trouxe alegria em um momento difícil como o atual.

“Em meio a uma pandemia e de dias difíceis, temos essa notícia maravilhosa. Esperávamos continuar entre os primeiros porque temos confiança no trabalho realizado nos últimos anos, mas sempre gera expectativa. E que bom que estamos novamente com a medalha de ouro, mostra que a educação de Teresina está no caminho certo”, comemorou ela.

Até então, Teresina já havia alcançado as marcas de 6.8 com as turmas do 5º ano; e 6.0 do 9º ano, o que leva a um crescimento de 0,6 pontos e 0,3 em cada etapa escolar, respectivamente.

O Ideb revela a qualidade do aprendizado dos alunos no Ensino Fundamental, avaliando especialmente as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. As médias são consideradas a partir do desempenho do SAEB e do fluxo escolar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.