O termo “consciência negra” é usado a partir das lutas dos movimentos sociais que buscam o fim do racismo e a igualdade racial.
O assunto é abordado com frequência por questões de atualidades dentro de provas muito importantes, como os vestibulares e o ENEM. Ainda, o tópico pode aparecer como tema de redação.
Para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o tema. Vamos conferir!
O indivíduo com consciência negra compreende que mesmo a população afrodescendente ainda é desrespeitada em relação aos seus direitos dentro da sociedade brasileira. Além disso, o termo pode estar também relacionado à percepção das raízes culturais e históricas dos antepassados dos afrodescendentes.
O indivíduo com consciência negra compreende que mesmo a população negra ainda é desrespeitada em relação aos seus direitos dentro da sociedade brasileira.
A consciência também envolve a reflexão sobre a situação da população negra no Brasil desde a época da colonização do país pelos portugueses e ao processo de abolição da escravidão.
O dia da Consciência Negra é comemorado anualmente no dia 20 de novembro. A Lei 12.519/2011 oficializou, no ano de 2011, o dia como data comemorativa oficial. Hoje, a data é feriado em mais de mil municípios. A data corresponde ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder de escravizados que comandou a luta do Quilombo dos Palmares contra os colonizadores no século XVII.
A data comemorativa foi criada para que todos possam refletir a relevância do povo negro e da cultura africana na formação do Brasil.
Ainda, é importante ressaltar que, no ano de 2003, atividades diversas ligadas à data forma incorporadas no calendário escolar das instituições brasileiras. Com isso, passou a ser obrigatório ensinar a história e a cultura afro-brasileira nas escolas.