Atualidades: Como surgiu o Impeachment - Notícias Concursos

Atualidades: Como surgiu o Impeachment

O impeachment é um processo que teve sua origem na Inglaterra Medieval, durante a monarquia. Nesse período, o rei tinha poder absoluto e jamais poderia ser deposto. Contudo, isso poderia acontecer com qualquer funcionário.

O primeiro impeachment do mundo foi em 1376. No entanto, o mais famoso foi o do primeiro-ministro Francis Bacon, também na Inglaterra, em 1621.

O formato de impedimento que conhecemos hoje emergiu junto com a Constituição dos Estados Unidos. Nesse modelo, o presidente pode até mesmo sofrer um impeachment sem precisar abandonar o cargo. Por lá, até hoje, apenas três presidentes passaram pelo processo, o Andrew Johnson, Donald Trump e Bill Clinton.

Impeachment no Brasil

O Brasil tem um formato inspirado no estadunidense. Esse formato está em vigor no país desde 1891. Esses critérios foram atualizados pela Constituição de 1988 que determina: “Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.”

Desse modo, caso atuado em um dos desses crimes, o presidente fica suspenso de suas atividades e demais funções. Contudo, ele não é o único que está sujeito a essa punição. Membros de outros poderes, como prefeitos e governadores também podem sofrer impeachment. No Brasil, há uma lei que regulamenta o impeachment e define o que pode ser atribuído como crime de responsabilidade.

Nossa história registra, até hoje, quatro processos dessa natureza. Os presidentes Café Filho e Carlos Luz em 1955, Fernando Collor em 1992, e Dilma Rousseff em 2016. Getúlio Vargas chegou a sofrer um impeachment em 1954, mas a destituição não se concretizou.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?