A Região Nordeste do Brasil é atingida recorrentemente por um fenômeno popularmente conhecido como ‘seca‘. Caracteriza-se pela escassez de chuvas, acentuando o clima semi-árido no sertão nordestino.
A seca nordestina é um tema cobrado em muitos vestibulares, assim como no ENEM. Portanto, vale a pena conhecer mais detalhes para se dar bem em questões relacionadas.
O que acha então de ler um artigo com informações a respeito? Acompanhe!
Causas do seca do nordeste
O agreste e sertão nordestinos possuem clima semi-árido e vegetação conhecida como caatinga. Na maior parte do tempo as temperaturas são altas, e além disso, ocorrem poucas chuvas ao longo do ano.
O período chuvoso tem duração média de 2 meses no ano. Entretanto, outro fator corroborativo para o fenômeno é o desmatamento da Zona da Mata, aumentando ainda mais a temperatura na região.
Consequências
A saber, a região passa por inúmeras dificuldades e danos em decorrência da seca, podemos destacar como as principais:
- Perda de plantações e animais
- Miséria
- Fome
- Sede extrema
- Desnutrição
- Mortes
Combate à seca do nordeste
Buscando amenizar os danos causados pela seca, o governo criou muitos programas e projetos direcionados para realidade local.
Dentre alguns destes programas, para o combate à fome e a seca, podemos destacar, por exemplo, o Bolsa Família, bolsa estiagem, garantia safra e em alguns locais o abastecimento via caminhões pipas.
Além disso, algumas medidas que podem abrandar a situação. Por exemplo:
- Uso de cisternas
- Poços artesianos
- Barragem subterrânea
- Barreiro trincheira
- Energia solar
Rios temporários ou sazonais
Os rios localizados no sertão, são influídos pelo clima semi-árido, ou seja, consiste em uma região com escassez de chuva.
Desta forma, a região tem como característica o regime pluvial temporário. Isto é, nos períodos sem chuva os rios secam, assim como nos meses que são agraciados com a chuva eles enchem.
Transposição do rio São Francisco
A transposição do rio São Francisco é um projeto gigantesco tocado pelo Governo Federal, visando a distribuição de água do rio, via canais para regiões atingidas pela seca.
Os quatro Estados contemplados pelo programa são:
- Ceará
- Paraíba
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
A saber, a obra se divide em dois eixos: Leste e norte, ambos no Estado de Pernambuco.