Bolsa Família X Auxílio Brasil: entenda a diferença!
Todos nós sabemos que as provas dos vestibulares, dos concursos e do ENEM abordam diversas temas atuais em suas questões.
Dessa maneira, é muito importante que você se mantenha informado sobre os principais temas de atualidades do Brasil e do mundo todo.
Dentre esses temas, podemos citar a mudança e as diferentes entre a Bolsa Família e o Auxílio Brasil, programas do governo federal.
Para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
Bolsa Família X Auxílio Brasil: os programas
Devemos ressaltar que quando falamos de Bolsa Família ou de Auxílio Brasil, estamos nos referindo a programas de transferência de renda e que foram criados pelo governo federal.
O Bolsa Família, no formato como nos é apresentado hoje, deixará de existir, sendo substituído pelo chamado Auxílio Brasil.
O novo programa também terá como função atender a necessidade das famílias que são beneficiárias do programa.
Bolsa Família X Auxílio Brasil: as regras
Instituído através de uma medida provisória, o Auxílio Brasil atenderá famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, assim como seu antecessor, o Bolsa Família.
Por se tratar de um programa muito recente, algumas regras do Auxílio Brasil ainda não foram definidas. Porém, em síntese, estamos falando de programas bastante semelhantes e que, dessa forma, devem possuir regras parecidas.
Bolsa Família X Auxílio Brasil: quem participará
O Bolsa Família sempre priorizou aqueles que têm crianças e adolescentes na composição familiar.
O Auxílio Brasil terá basicamente a mesma regra. No entanto, a prioridade é para a primeira infância, já que o programa prevê em suas regras uma atenção especial para família com crianças com até três anos de idade.
Bolsa Família X Auxílio Brasil: as diferenças
O Bolsa Família oferece um benefício básico de R$ 89,00 com variações segundo o número de crianças e de adolescentes, variações para famílias que possuem gestantes e benefício adicional para a superação da situação de extrema pobreza.
O Auxílio Brasil, por sua vez, irá se basear no pagamento de auxílio para a primeira infância para famílias com crianças de até 36 meses de idade, para gestantes e benefício para a superação de situação de extrema pobreza.