É muito importante para o empreendedor o direcionamento estratégico da sua empresa desde o surgimento do escopo do projeto. Visto que é necessário mapear o mercado para direcionar o seu produto de acordo com a necessidade atual do seu público-alvo.
Estudar o mercado na atualidade envolve muitos fatores, por isso, é necessário que o empreendedor faça uma análise que considere a dinâmica do mercado atual e direcione suas ações.
Sendo assim, é importante que o empreendedor faça adaptações de estratégias administrativas, como a análise Swot e Pest, por exemplo; já que são ferramentas importantes para a análise de mercado e para entender a viabilidade do produto no mercado atual.
O comportamento de compra do cliente não é estático. Por isso, é necessário que o empreendedor direcione suas ações para que atenda as necessidades do seu cliente em tempo real, considerando que o cliente é estimulado pelo concorrente para que troque de produto ou serviço. Sendo assim, é importante acompanhar o mercado para que estude os fatores que impactam o desejo do cliente.
Além disso, é relevante para o empreendedor considerar que o atendimento ao cliente ocorre o tempo todo, e não somente na entrega do produto final. É necessário que o cliente seja amparado em todo o seu processo de compra, de modo que a empresa não tenha gargalos no processo.
Sendo assim, é importante que a empresa atraia a atenção do cliente por meio de ações de marketing; ao passo que corrobore essa elevação das vendas realizando uma correta gestão do seu estoque, acompanhando a sua logística e gerando ações de fidelização, considerando a qualidade do produto entregue ao cliente final.
Na era digital uma empresa deve considerar que o atendimento ao cliente ocorre nos processos intangíveis; já que o contato do cliente com a marca geralmente – no momento atual do mercado – significa um problema real. Dessa forma, uma empresa que atua de maneira antecipada eleva a satisfação do cliente de maneira natural, evitando criar um ciclo negativo para a sua marca.
Portanto, as análises estratégicas e o acompanhamento do mercado são fatores primordiais para o sucesso de uma marca no empreendedorismo. Sendo assim, esses são fatores que expandem a administração para que novos nichos de atuação sujam e novos caminhos sejam criados na evolução da administração empresarial.