Atendimento ao cliente nos canais digitais
Devido a crise que vivemos, por causa do coronavírus, as vendas online aumentaram, fazendo com que as empresas investissem mais no atendimento ao cliente nos canais digitais.
O atendimento ao cliente vem se modificando, acompanhando a evolução da tecnologia e as vendas virtuais.
Com o passar do anos, o comportamento do consumidor mudou, eles estão cada vez mais exigentes.
Ou seja, antes de finalizar uma compra, eles pesquisam em diversas mídias.
Portanto, além do setor de vendas sofrer inovações, o atendimento ao cliente também teve que se adaptar.
Algumas modificações ocorreram, e muito vem sendo falado inclusive do Atendimento 4.0.
Mas aqui, vamos dar algumas dicas de tendências no atendimento ao cliente nos canais digitais.
1- Autoatendimento
O FAQ é uma ótima ferramenta, além de otimizar o tempo da empresa, ela fornece aos clientes as respostas que eles desejam em um simples clique.
Rápido e prático, basta o cliente acessar o site da empresa e pesquisar por sua dúvida.
O atendimento ao cliente nos canais digitais, necessitam ser práticos, ou seja, com atendimento rápido e preciso.
2- Atendimento Omnichannel
Com esse atendimento o cliente consegue transitar entre uma mídia social e outra da empresa.
É importante que os canais online e offline estejam ligados, em perfeita sintonia.
Porém, é preciso empregar recursos tecnológicos, afim de integralizar os dados dos clientes.
Ou seja, modernizando ainda mais o atendimento ao cliente nos canais digitais.
3- Inteligência Artificial
Através de softwares, esse sistema busca e cruza referências em bancos de dados.
Sua função é desenvolver respostas e soluções, ou seja, resolver problemas específicos.
Portanto, ele usa tecnologia para simular ações humanas.
Atendimento 4.0 e o atendimento ao cliente nos canais digitais
Nada mais é que a Evolução da comunicação com o cliente e está ligado ao Omnichannel.
Conhecido também como SAC 4.0, tem como princípios básicos prestar um atendimento de qualidade ao cliente.
Suas principais características são:
- foco no cliente
- atendimento humanizado
- resoluções rápidas e eficientes.
O atendimento 4.0 não inclui somente a criação de mais canais, mas sim, um controle mais preciso e rigoroso sobre os processos de reclamações, trocas e devoluções.
E até mesmo de elogios e sugestões o que ajuda a empresa a se adequar cada vez mais ao mercado.
Ou seja, com tudo isso, esse novo atendimento tem como visão gerar um melhor relacionamento entre os clientes e a empresa.