O atendimento ao cliente na atualidade
É muito importante para uma empresa na atualidade ter uma abordagem adequada para construir um atendimento ao cliente, visto que no cenário atual o atendimento precisa oferecer uma experiência completa para o público.
Por isso, é importante que a gestão da empresa invista em ferramentas otimizadas, invista em treinamentos e elimine etapas de processos burocráticos.
Segundo uma pesquisa da empresa Salesforce, 89% dos clientes consideram que a sua satisfação só ocorre quando a sua experiência com atendimento é tão qualificada quanto o produto adquirido, ou seja, a experiência oferecida por uma empresa é um complemento quanto à proposta do produto.
Construção do relacionamento com o público
Por isso, construir um relacionamento com o público é uma forma de gerar confiabilidade e atender as expectativas atuais. Sendo assim, é muito importante que a empresa tenha atenção quanto as promessas feitas ao cliente, ainda que sejam feitas de forma intangível, dentro da sua divulgação. Dessa forma, o cliente atual está atento ao que lhe é oferecido dentro do seu processo de compra até o pós-venda.
Certamente, o atendimento ao cliente na atualidade não é apenas um setor, é um aprimoramento dos valores da empresa repassados ao cliente. Bem como, é uma forma de gerar valor de mercado, ou ainda, uma maneira de firmar o valor repassado através das ações de marketing digital.
No entanto, é importante que a gestão da empresa valorize a excelência dentro do seu atendimento e reduza os fluxos de operações através de sistemas novos no mercado, como a integração omnichannel, por exemplo.
Além disso, é fundamental que a empresa capacite as equipes para que possam oferecer ao cliente uma experiência de valor, bem como os funcionários devem responder às objeções, buscando resolver as questões através de um suporte baseado em transparência e valorização. Por isso, a abordagem da empresa quanto ao setor de atendimento está relacionada à cultura e deve ser trabalhada de forma holística.