A pandemia trouxe outro público para a internet
De acordo com a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o comércio eletrônico ganhou quatro milhões de novos clientes, e esses dados estão atribuídos a pandemia.
São clientes que nunca haviam efetuado compras via internet anteriormente, e se sentem mais inseguros quanto às entregas de suas compras.
Essa falta de hábito com o fluxo da internet fez com que surgisse um novo foco nas empresas e-commerce, a atenção ao setor de pós-vendas.
Clientes compulsórios? Reverta essa ideia!
Os clientes oriundos dessas compras são mais ansiosos, pois se viram obrigados a aderir ao e-commerce. Sendo assim, são clientes que foram resistentes a essa forma de comprar e a busca por informações é muito maior.
Para dar atenção a esse público que surgiu mediante esse cenário, temos algumas dicas:
Envie e-mails de atualização sobre os status do pedido;
Se houver qualquer situação que atrase a entrega, ligue para o cliente;
Assim que o pedido for faturado, envie a nota fiscal ao cliente reforçando o prazo de entrega.
Use a tecnologia
Informe o cliente via WhatsApp
Passe os status do pedido em todas as fases, pois isso trará segurança a ele sobre a entrega da sua compra.
Pequenas atitudes dentro do processo de pós-vendas evitam reclamações, assim como congestionamento na sua central de atendimento.
Melhoria do fluxo do SAC
Essas atitudes permitem ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) atuar mediante outras demandas como dúvidas de clientes que estão em processo de compras, por exemplo.
SDR?
Avalie se não é um momento bom para ter um profissional SDR, assim a sua equipe de vendas fica assessorada no pré e pós-vendas.
Trate sempre uma troca como se fosse uma compra, o seu relacionamento com o cliente é feito o tempo todo.
Aproveite para fidelizar esses novos clientes que estão entrando no mundo virtual e aumente as suas vendas!