Atenção, Motorista! O que acontece se perder todos os pontos da CNH?

Atenção, Motorista! O que acontece se perder todos os pontos da CNH?

Confira mais detalhes sobre a perda de pontos e como obter a CNH

É necessário ter amplo conhecimento da legislação do trânsito brasileiro para estar amparado em inúmeras situações e entendê-las. Como, por exemplo, perder todos os pontos da CNH implica em quê?

Informações como o questionamento acima estarão disponíveis neste artigo. E além delas, será possível expandir o conhecimento a respeito do processo de obtenção da CNH, assim como, alguns pontos a serem observados.

Entenda como obter uma CNH

Inicialmente, é de extrema importância saber como funciona o processo de obtenção da CNH. Afinal para retirá-la no Brasil, é necessário passar por etapas de exames, aulas teóricas e práticas. Por fim, o aluno deve passar por avaliação teórica, e, também, pelo exame prático de direção.

Ao ingressar em uma autoescola, o pagamento de taxas para a realização da avaliação médica e psicológica é necessário, tal como, o agendamento. Ademais, será necessário dirigir-se a um DETRAN da sua localidade para iniciar o seu processo.

Somente após a aprovação nessa etapa inicial será possível dar início ao cômputo de aulas que serão assistidas. Quando finalizar a quantidade de horas obrigatórias, ocorrerá a avaliação teórica.

O mínimo de pontos exigidos para aprovação na etapa teórica é de 21, sendo o total, 30 questões.

Obtendo a aprovação, as aulas práticas iniciarão. Aliás, vale dizer que o aluno deve cumprir a carga horária de 16 horas de aula diurnas e 4h de aulas noturnas para computar 20 horas totais. A partir disso, já é possível agendar o exame prático de direção.

Ao finalizar todas essas etapas e obter a aprovação, você poderá retirar a sua permissão para dirigir no DETRAN onde iniciou o processo.

Tenho uma permissão para dirigir, que cuidados devo observar para não perder todos os pontos da CNH?

Engana-se quem acredita que a partir do momento que possui uma CNH está isento de algumas situações no trânsito. Porém, ao longo do primeiro ano com a carteira de habilitação, ela ainda não é a versão definitiva. Então, por essa razão, o recém motorista deve observar alguns cuidados.

O condutor com a permissão não pode cometer multas graves ou gravíssimas, respectivamente, é a perda de 5 ou 7 pontos na carteira. Além disso, se houver reincidência de duas multas graves (4 pontos), a consequência é grave. Pois, o condutor, perde o direito da sua permissão. Assim, retorna ao processo inicial de obtenção da CNH.

O que leva a perda de pontos na CNH?

Algumas ações podem acarretar a perda de pontos da CNH e dependendo da sua gravidade, até mesmo a suspensão do direito de dirigir.

Se você realiza uma das ações que serão citadas a seguir, repense a respeito delas para não só garantir sua segurança e dos outros condutores. Mas também, como evitar a aplicação de sanções.

  • Dirigir em alta velocidade;
  • Dar aquela “olhadinha” no celular, mesmo que o veículo esteja parado no semáforo;
  • Não usar cinto de segurança;
  • Dirigir com a iluminação do seu veículo apresentando problemas e outras situações.

A perda de pontos da CNH definitiva pode acontecer de forma cumulativa, sendo possível a cada nova infração computar a perda de mais pontos e até mesmo perder todos eles.

Perdeu todos os pontos da CNH? Veja o que acontece

Por conta da mudança legislativa que aconteceu em 2021, uma maior flexibilidade foi disponibilizada aos condutores de veículos automotores, assim, possibilitando a perda de até 40 pontos na CNH, a depender do caso em questão. Veja quais são as condições:

Se o condutor cometer duas ou mais infrações gravíssimas ao longo de 1 ano, o limite é de 20 pontos. Passa para 30 pontos apenas, se o condutor cometer apenas uma infração gravíssima nesse prazo.

Em caso do condutor não ter cometido nenhuma infração gravíssima no prazo de 12 meses, para perder todos os pontos da CNH é necessário atingir os 40 pontos.

Caso o motorista venha a alcançar a perda de todos os pontos da CNH, ele receberá a suspensão de 1 a 2 anos de direção, sendo o maior prazo para os reincidentes. Além disso, ainda será necessário iniciar um novo processo de obtenção de uma nova carteira de habilitação.

Um fato importante de mencionar, é que além de um novo processo para obter uma outra CNH, isso só será procedente caso o condutor arque com os custos das multas a ele aplicadas.

Com as informações disponíveis acima, é fácil compreender todo o processo de obtenção da CNH. Bem como, o que pode levar a perda dos pontos da CNH, para observar com cautela a quantidade que acarreta a perda da sua carteira.

Mediante isso, tenha atenção nas suas ações para evitar situações como essa. Pois, além de gerar transtornos podem trazer reflexos no trânsito também, visto que infringir a legislação dele pode acarretar problemas com a segurança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?