ATENÇÃO! Mensagem compromete o valor do Bolsa Família; fique de olho
É sempre importante acionar os canais oficiais de atendimento
Quem acompanha o Notícias Concursos sabe que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) vem alertando sobre bloqueios e cancelamentos no Programa Bolsa Família. O fato, certamente, tem gerado preocupação e expectativa entre os beneficiários.
Além disso, existem diversos alertas que dizem respeito a mensagens enganosas que circulam, prometendo soluções rápidas e milagrosas para os bloqueios. No entanto, na verdade, podem provocar a perda considerável de valores.
Bloqueios e cancelamentos do Bolsa Família
A saber, o MDS sinalizou que, a partir de junho, haverá uma intensificação nos processos de bloqueio e cancelamento de benefícios do Bolsa Família.
Em suma, as medidas são direcionadas principalmente aos beneficiários que estão em revisão cadastral. Na prática, esse processo visa garantir que os recursos sejam destinados a quem realmente necessita e efetivamente atenda aos critérios do programa social.
Contudo, muitas famílias estão recebendo mensagens falsas, conhecidas como “mensagens do mal”, que sugerem métodos rápidos para resolver pendências cadastrais ou evitar bloqueios.
Mas tenha atenção, porque na real, essas notificações podem comprometer ainda mais a situação dos beneficiários, levando-os a acreditar em informações incorretas ou a realizar procedimentos desnecessários.
Canais oficiais
Vale pontuar que os bloqueios temporários podem ser revertidos sem a necessidade de um novo recadastramento. Entretanto, é fundamental que os beneficiários sigam as orientações oficiais do Ministério e evitem agir com base em informações não verificadas.
Por isso, acesse os canais oficiais, não acredite em soluções milagrosas.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família
Os pagamentos referentes ao mês de maio estão na reta final, e apresentou a particularidade de antecipação do repasse para os municípios que decretaram situação de calamidade.
Desse modo, os depósitos foram liberados logo no primeiro dia do calendário para proporcionar um alívio imediato às famílias.
Para os demais beneficiários, os pagamentos seguem o calendário tradicional, que você confere a seguir.
- NIS de final 1 – 17 de maio;
- NIS de final 2 – 20 de maio;
- NIS de final 3 – 21 de maio;
- NIS de final 4 – 22 de maio;
- NIS de final 5 – 23 de maio;
- NIS de final 6 – 24 de maio;
- NIS de final 7 – 27 de maio;
- NIS de final 8 – 28 de maio;
- NIS de final 9 – 29 de maio;
- NIS de final 0 – 31 de maio.
É preciso ter cautela se receber uma “mensagem do mal”
Por fim, cabe mencionar que os benefícios do Bolsa Família podem ser suspensos por várias razões. Entre elas está o não cumprimento das condições de saúde e educação estabelecidas pelo programa ou a acumulação de outros benefícios sociais, o que pode ultrapassar o limite permitido de renda familiar.
Ainda mais, a suspensão é geralmente temporária e permite que os beneficiários regularizem a situação.
Por isso, nada de desespero. Procure os canais oficiais, descubra o que está sem atualização e comprove as informações necessárias.