Se você mora em uma das regiões mencionadas pelo Inmet, é importante estar preparado para possíveis chuvas intensas. Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um aviso de grau de severidade “Perigo Potencial” para essas áreas. O que significa haver riscos de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
E para te ajudar com isso, ofereceremos todas as informações necessárias para que você possa se proteger adequadamente. Então, leia até o final e não perca nada sobre esse assunto tão importante.
O Inmet publicou um alerta para chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 40 – 60 km/h. Sendo assim, os moradores das áreas afetadas precisam estar atentos para tomar as medidas cabíveis de prevenção.
A saber, essas são as áreas que o alerta do Instituto abrange:
Aliás, é importante estar ciente de que essas regiões são particularmente vulneráveis a chuvas intensas. Portanto, se você reside nelas, tome precauções extras.
De uma maneira mais precisa, o alerta do Inmet ainda indica os municípios que devem ser mais afetados pelas condições climáticas adversas. São eles:
Dessa forma, certifique-se de compartilhar essa informação com amigos e familiares que moram nessas áreas.
É sempre bom estar preparado e ter informações de contato em caso de emergência. Assim, em situações de risco, obtenha mais informações junto à Defesa Civil, que pode ser acionada através do telefone 199.
Além disso, o Corpo de Bombeiros também pode ser uma fonte importante de auxílio em caso de necessidade, e pode ser contatado através do telefone 193. Inclusive, em muitas regiões, a Defesa Civil emite mensagens de texto avisando sobre eventos climáticos severos.
Dessa forma, procure se informar se em sua região esse serviço é oferecido e como fazer para receber esses alertas em seu celular.
Os alertas emitidos pelo Inmet são de extrema importância para garantir a segurança da população. Afinal, eles se baseiam em informações meteorológicas atualizadas e servem como um aviso para possíveis situações de risco.
Então, ao estar atento aos alertas do Inmet, você pode se preparar e reduzir os impactos causados por eventos climáticos extremos. Sem contar que, ainda que você não resida nas áreas afetadas pelos alertas, você pode ajudar a divulgar os avisos. Assim, consegue ajudar mais pessoas a se proteger e tomar medidas preventivas para minimizar os riscos à vida e ao patrimônio.
Embora não possamos controlar o clima, podemos nos preparar para enfrentar situações adversas. Dessa forma, existem muitos meios de se fazer isso. Além de seguir as orientações do Inmet, é importante, por exemplo:
Além disso, nunca tente atravessar áreas de alagamento, seja a pé ou em veículos motorizados. Também é importante não estacionar ou se abrigar debaixo de árvores. Afinal, como vimos, há o risco de queda de galhos.
Também é importante estar atento a possíveis quedas de fios da rede elétrica. Caso isso aconteça, nunca tente tocar nos fios partidos e nem pise em áreas molhadas próximas a ele. Isso porque há riscos de eletrocussão potencialmente letais.
Ao invés disso, entre em contato com a companhia de distribuição de energia de onde você mora. Ou ainda, com o Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil.
Em casa, também é importante retirar os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas e jamais mexer no celular, tablet ou notebook enquanto recarregam a bateria.
Não subestime a importância desses avisos e esteja sempre preparado para enfrentar as adversidades causadas por eventos climáticos extremos. Além disso, lembre-se de compartilhar essas informações com amigos e familiares que moram nas regiões afetadas.
Dessa forma, além de cuidar do seu patrimônio e preservar sua vida e integridade física, você ainda ajuda outras pessoas a fazerem o mesmo.
Agora que você já sabe sobre o alerta do Inmet para chuvas intensas, tome precauções e se cuide!