Devido à importância dos benefícios, os cidadãos brasileiros precisam se atentar para não serem excluídos do CadÚnico. Se isso acontecer, consequentemente, o cidadão perderá acesso aos benefícios que receberá.
Portanto, é preciso o cidadão mantenha o cadastro ativo no CadÚnico para acessar os programas sociais. A ficha para inscrição é comumente usada como pré-requisito para a participação em iniciativas como Vale Gás e Auxílio Brasil, por exemplo. Dessa forma, o Notícias Concursos, na matéria desta quinta-feira (22) mostrará quais são as ações que fazem as famílias perderem o direito aos benefícios.
O que faz ser excluído do CadÚnico?
Os brasileiros precisam se atentar a fim de evitar a exclusão do Cadastro Único, perdendo, assim, o acesso a todos os benefícios que recebe agora. Isso porque o cadastro funciona como uma maneira de o governo saber quais são os grupos vulneráveis para conceder os benefícios que ajudarão financeiramente.
Para começar, as famílias inseridas no CadÚnico, recebedoras dos benefícios ofertados pelo governo, precisam se atentar às circunstâncias que fazem com que suas informações sejam excluídas do sistema. Os principais motivos são:
- Morte de algum integrante da família.
- “Sumiço” da família por mais de 48 meses, a contar da inclusão ou mesmo da atualização, assim que a gestão tenha os registros identificando a procura por, ao menos, duas vezes.
- Recusa, da parte dos membros da família, na apresentação das informações.
- Ante a comprovação da omissão ou do repasse inverídico das informações pelos membros da família.
- Por meio da decisão judicial.
Quais são os benefícios de quem está inscrito no Cadastro Único?
Como citado, o cidadão que tem a inscrição no Cadastro Único pode ter a contemplação por vários programas. Ressaltando, que cada um tem seus critérios próprios. Conheça os principais:
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
- Água para Todos;
- Auxílio Brasil;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Auxílio Gás;
- Bolsa Estiagem;
- Carteira do Idoso;
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental);
- Casa Verde e Amarela;
- Identidade Jovem (ID Jovem);
- Enem;
- Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural;
- Serviços Assistenciais;
- Programas Cisternas;
- Telefone Popular;
- Tarifa Social de Energia Elétrica.
Finalmente, atualizar os dados no CadÚnico, é essencial para que as famílias mantenham os benefícios sem o risco de serem excluídas. Portanto, caso você conheça alguém que receba os benefícios, compartilhe a informação para não ser surpreendido depois.