Inúmeras são as dúvidas a respeito do imposto que é pago anualmente com base na propriedade de veículos. Então, se você deseja obter informações maiores a respeito do IPVA RJ 2023, fique atento.
Pois, logo abaixo as informações sobre este imposto serão disponibilizadas. Assim, esperamos que o artigo sane as suas dúvidas.
O imposto sobre a propriedade de veículos automotores, cuja sigla é IPVA, é de competência dos estados. Aliás, que são responsável pelas cobranças anuais, assim como os prazos de pagamentos estabelecidos.
A depender das decisões estaduais, existe a possibilidade de ter descontos e também obter a isenção do pagamento do imposto. Logo, o que pode facilitar a vida do condutor.
No entanto, se não há como adquirir isenção, o ideal é ficar atento para fazer o pagamento com taxa única. Pois, geralmente, os maiores descontos são para quem realiza, de maneira integral, o pagamento do imposto até a data limite.
Caso não seja viável, verifique se no seu estado também existe a possibilidade de obter descontos ou ao menos a isenção de juros nas parcelas.
Como você viu acima, o IPVA é um imposto que deve ser pago anualmente, recolhido pelo estado em questão. Acontece que, a presença constante de dúvidas pertinentes sobre as diferenças entre ele e o licenciamento precisam ser esclarecidas.
O licenciamento ou CRLV é o documento que permite o condutor transitar nas vias de maneira regularizada. O seu pagamento também é anual, além disso, é obrigatório.
Ainda, é de extrema importância entender que para que você consiga obter o seu licenciamento, mesmo ao efetuar o pagamento da taxa dele, é necessário realizar o pagamento também do seu IPVA do ano vigente.
Vale lembrar que a falta de pagamento implica também na não-liberação do seu licenciamento. Como consequência, faz com que o seu carro esteja irregular. Logo, o que pode gerar até mesmo uma multa gravíssima. E como punição mais grave, a suspensão do direito de dirigir.
Agora que sabe mais sobre o imposto, assim como, a necessidade do pagamento do IPVA, é imprescindível visualizar o calendário de pagamento. Sendo assim, é mais fácil de encaixar em seu orçamento e não perder nenhuma data do prazo.
Os pagamentos realizados em cota única tiveram início em janeiro e terminaram em fevereiro. No entanto, para quem parcelará o pagamento do IPVA, o calendário ainda é vigente. Vale lembrar que no estado do Rio de Janeiro, o parcelamento pode ser feito em até 3 vezes. Sendo assim, confira o calendário de pagamento abaixo.
Seguindo as datas no tópico anterior sobre o pagamento do IPVA RJ 2023, basta ficar atento e realizar o pagamento em dia.
Porém, o prazo passou e você não conseguiu pagar? Pois, saiba que isso implicará diretamente na sua obtenção de licenciamento. Então, para regularizar você deve entrar em contato com a Sefaz ou o Detran da sua cidade para solicitar uma nova via de boleto.
A partir de todas as informações, que foram orientadas neste artigo a respeito do IPVA RJ 2023, tenha o calendário em mãos para não perder nenhuma data. Então, fique atento e realize o pagamento do imposto em dia para não sofrer com o acréscimo de juros.