O MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) é responsável pela administração de todos os programas sociais do governo. Ele anunciou que nos próximos meses, os beneficiários do novo Bolsa Família devem receber a visita de um profissional de apoio social.
O propósito dessa visita é verificar se as famílias beneficiárias do recente programa de auxílio financeiro estão realmente cumprindo as diretrizes. Eles também devem verificar se as informações referentes às condições de residência são verídicas e realizar a atualização de seus registros no local, quando necessário. No entanto, é importante ressaltar que somente um grupo seleto de famílias do Bolsa Família será sujeito a essas visitas.
A lista das famílias do Bolsa Família que passarão pela inspeção do CCSS
Isso ocorre devido ao fato de que o novo Bolsa Família está atualmente conduzindo dois procedimentos de verificação dos dados dos beneficiários. O primeiro é o processo de Análise Cadastral, realizado mensalmente. Este avalia de forma geral as informações de todas as mais de 21 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade do programa para garantir a conformidade com as regras.
O segundo procedimento é a Avaliação Cadastral Individual de 2023, concentrada nos beneficiários individuais, ou seja, aqueles que, no momento da inscrição no programa, declararam viver sozinhos de acordo com o CadÚnico. O principal objetivo desse processo é assegurar se esses beneficiários de fato residem sozinhos ou se forneceram informações incorretas para obter benefícios adicionais.
Portanto, atualmente, todas as famílias beneficiárias do novo programa de auxílio financeiro estão sob atenção do governo, especialmente as famílias individuais. Isso resultou em bloqueios significativos com o intuito de incentivar as famílias a procurarem o CCSS para atualizar suas informações cadastrais e comprovar que são elegíveis para receber o auxílio. Os beneficiários bloqueados que não tomam essa ação acabam tendo seus benefícios cancelados.
Devido a todo esse procedimento, o Ministério do Desenvolvimento Social determinou que os agentes do CCSS devem realizar visitas domiciliares às famílias beneficiárias do Bolsa Família. Assim, será possível atualizar os registros daqueles que não conseguem comparecer ao CCSS devido à distância de suas residências ou verificar as condições de moradia das famílias, bem como confirmar a situação das famílias individuais, entre outras verificações.
Limite de famílias
Contudo, é de suma importância esclarecer que os CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) são financiados pelos municípios. Ademais, as administrações locais frequentemente carecem de recursos suficientes para contratar a quantidade de profissionais necessária a fim de visitar todas as mais de 21 milhões de famílias do programa. Portanto, apenas um número limitado de famílias receberá visitas em suas residências, e uma vez que não há uma lista oficial com os nomes, é aconselhável que os beneficiários não esperem por essas visitas e, se necessário, busquem o CRAS o quanto antes.
Cronograma de pagamentos do Bolsa Família em novembro
Em relação aos pagamentos de novembro do novo Bolsa Família, as datas já foram divulgadas no calendário oficial e ocorrerão entre os dias 17 e 30 do próximo mês. A distribuição dos valores seguirá o seguinte cronograma:
- Se o NIS tiver final 1 – depósito na conta em 17 de novembro;
- Se o NIS tiver final 2 – depósito na conta em 20 de novembro (valores disponíveis no sábado, dia 18/11);
- Caso o NIS tenha final 3 – depósito na conta em 21 de novembro;
- Caso o NIS tenha final 4 – depósito na conta em 22 de novembro;
- Se o NIS tiver final 5 – depósito na conta em 23 de novembro;
- Se o NIS tiver final 6 – depósito na conta em 24 de novembro;
- Caso o NIS tenha final 7 – depósito na conta em 27 de novembro (valores disponíveis no sábado, dia 25/11);
- Caso o NIS tenha final 8 – depósito na conta em 28 de novembro;
- Se o NIS tiver final 9 – depósito na conta em 29 de novembro;
- Se o NIS tiver final 0 – depósito na conta em 30 de novembro.
Isso permite que os beneficiários do Bolsa Família planejem suas finanças de acordo com as datas de pagamento correspondentes ao último dígito de seu NIS (Número de Identificação Social).