As inscrições para o 5º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, realizado pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), está com inscrições abertas.
Em 2021, o tema será “A educação e as desigualdades na pandemia”. O evento é gratuito e acontece entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro, de maneira remota por conta da pandemia da covid-19.
As inscrições são gratuitas, porém, há a possibilidade de pagamento voluntário, podendo ser realizado no site da instituição. As sessões serão realizadas no formato de lives, transmitidas no mesmo site da inscrição.
Dentre os participantes na edição 2021, estão:
- Jurema Werneck,
- Suelaine Carneiro,
- Arminio Fraga,
- Hélio de La Peña,
- Miriam Leitão,
- Jairo Marques,
- Adriana Carranca.
Também participarão dos debates os professores Abdeljalil Akkari, da Universidade de Genebra (Suíça) e Douglas Ready, da Universidade de Columbia (EUA).
A programação do congresso será dividida ao longo de 5 dias, distribuídas em 11 debates e 4 mini-cursos, que buscam aprofundar os conhecimentos sobre as causas e efeitos das desigualdades educacionais, intensificadas durante a pandemia, em uma diversidade de perspectivas e enfoques:
- Socioeconômico,
- Étnico,
- Raça, de gênero e deficiência.
O congresso terá a abertura no dia 21 de setembro, às 10h, com a presença do redator de humor Hélio de La Peña e as Pretinhas Leitoras, iniciativa desenvolvida pelas irmãs Eduarda, Helena e Elisa Ferreira.
O grupo promove a discussão contra o racismo por meio do protagonismo negro, feminino e infantil. A mediação será realizada pela jornalista Tatiana Vasconcellos, da rádio CBN.
Programação
No primeiro dia do congresso, a jornalista e vice-presidente da Jeduca, Renata Cafardo, vai mediar a mesa “Desigualdades educacionais, covid-19 e pós-pandemia”.
Ainda no primeiro dia, o advogado Irapuã Santana e o jornalista Jairo Marques participam do debate “O jornalismo está atento às desigualdades?”, com mediação da jornalista Yasmin Santos.
No dia 29 de setembro o jornalismo de educação está presente nas mesas “Como tornar mais atrativa a cobertura jornalística sobre desigualdade”.
Já no dia 30 de setembro o debate será sobre “Grandes reportagens” e “A cobertura de educação no governo Bolsonaro”. No dia 1 de outubro o assunto será “Professores e a imprensa”.
No campo da educação, haverá mesas sobre o presente e o futuro das avaliações, educação indígena e um debate sobre as desigualdades educacionais através da perspectiva econômica e dos direitos humanos.
Vale destacar a mesa internacional sobre “Ciência e desigualdade”, com participação de nomes como:
- Abdeljalil Akkari (Universidade de Genebra – Suíça),
- Douglas Ready (Universidade de Columbia – Estados Unidos),
- Flavio Comim (Universitat Ramon Llull – Barcelona e Universidade de Cambridge).
A mediação será de Mariana Tokarnia, jornalista da EBC e diretora da Jeduca.
Os mini-cursos serão:
- “Pandemia na educação: hoje e amanhã”, com Ernesto Martins Faria (Iede),
- “Entendendo os números: transformações sociodemográficas no Brasil”, com José Eustáquio Diniz Gomes (pesquisador independente),
- “Como evitar e recorrer de negativas da LAI”, com Maria Vitória Ramos (Fiquem Sabendo),
- “Educação inclusiva: avanços e desafios”, com Rodrigo Hübner Mendes (Instituto Rodrigo Mendes) e mediação de Raphael Preto Pereira.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Reveladas regras sobre devolução do Auxílio Emergencial.