A forma que os torcedores acompanham o Torneio de Wimbledon remotamente mudou com a implementação de novas tecnologias. Os fãs do tradicional torneio de tênis, promovido pelo All England Lawn Tennis Club (AELTC) durante os dias 27 de junho e 10 de julho em Londres (Inglaterra), puderam se aproveitar de novos recursos tecnológicos no site e no aplicativo para ter mais acesso a conteúdo e melhorar a experiência de consumo.
LEIA MAIS: As tecnologias que transformaram a experiência dos atletas nas Olimpíadas de Tóquio 2020
Co-criados pela IBM e pelo AELTC, o primeiro recurso é o “Fatores para a vitória”, que aprimora o “Match Insights”, um conjunto de informações que traz previsões para a partida. A IBM forneceu um nível adicional do que chama de “explicabilidade” sobre quais fatores são analisados pelo sistema de IA para determinar os insights e as previsões da partida.
A intenção é que o novo recurso fornecesse uma maior compreensão dos elementos que afetam o desempenho do jogador. Ele trouxe dados sobre a superfície da quadra, rankings ATP/WTA, confrontos diretos, proporção de jogos vencidos, total de sets vencidos, desempenho recente, total de vitórias por ano e comentários da mídia.
Adicionalmente, foi implementado o “Compartilhe sua opinião”, que permite aos usuários registrar suas próprias previsões para os resultados das partidas no app e no site. Foi possível comparar previsões com as de outros fãs e com as previsões geradas pela IBM com o recurso Probabilidade de vitória, impulsionado por inteligência artificial. Também era possível compartilhar o palpite diretamente em redes sociais.
As tecnologias usadas no Torneio de Wimbledon utilizam IBM Watson e uma abordagem de nuvem híbrida por meio de uma combinação de sistemas no local, nuvens privadas e IBM Cloud, permitindo uma maior flexibilidade e eficiência na execução desses recursos. Além disso, a IBM Cloud fornece a base e a escalabilidade para essas experiências digitais, ou seja, se a demanda de acesso for demais, ela aumenta a capacidade de computação para suportar.
A tecnologia ainda hospeda e processa dados das partidas, inserindo-os nos modelos de IA que são criados por meio do IBM Watson Studio e do IBM Watson Discovery para gerar insights para fãs, comentaristas e imprensa.
Por trás do Match Insights, por exemplo, estão tecnologias que permitem:
Na visão do The All England Club, as tecnologias aplicadas no app e no site de Wimbledon foram uma forma de ajudar os torcedores a se informar sobre quem compete no torneio, além de engajá-los e envolvê-los no evento como um todo. Também ajudam a manter o torneio relevante e fornecer excelentes experiências digitais para os fãs, onde quer que eles estejam.
Com os dados fornecidos pela tecnologia da IBM, os torcedores sabem quem precisam acompanhar e o que esperar do torneio, complementando conteúdos de análise durante e pós-jogo, notícias e vídeos.
A IBM destaca o que sua tecnologia Power Index foi capaz de fazer para os torcedores:
Para engajar ainda mais os torcedores, depois que o fã decidiu quem quer seguir pelo IBM Power Index, ele podia se manter atualizado por meio de uma série de recomendações personalizadas e destaques do Reels da plataforma.