Desde o ano de 1994, o Brasil já colocou milhões de moedas do Plano Real em circulação. O que a grande maioria das pessoas ainda não sabe, é que ao menos uma pequena parte deste montante, é formada por peças valiosas, que podem valer muito dinheiro neste ano de 2024.
Neste artigo, vamos nos debruçar sobre a situação de duas das moedas mais famosas do mundo da numismática. São elas:
- Moeda de 1 real do ano de 1998;
- Moeda de 1 real do ano de 1999.
Nos dois casos, temos exemplos de moedas que fazem parte da chamada segunda família do Plano Real. As duas peças ainda possuem valor monetário, isto é, elas podem ser encontradas a qualquer momento em um trocado no comércio, por exemplo.
Características das moedas
Mas afinal de contas, quais são as características das moedas de 1 real que citamos neste artigo? Abaixo, listamos um conjunto de pontos indicados pelo Banco Central (BC). Confira:
- Material: cuproníquel+alpaca;
- Diâmetro: 27,0 mm;
- Peso: 7,84 g;
- Espessura: 1,95 mm;
- Bordo: serrilhado interm.;
- Eixo: reverso moeda (EH) ?;
- Circulação: de 01/07/1998 a atual;
- Desenho do Anverso: Efígie da República à direita do núcleo prateado e transpassando para o anel dourado, constituindo elemento de segurança da moeda. No anel dourado, referência às raízes étnicas brasileiras, representada pelo grafismo encontrado em cerâmicas indígenas de origem marajoara, e a legenda Brasil;
- Desenho do reverso: No anel dourado, grafismo indígena marajoara. No núcleo prateado, esfera sobreposta por uma faixa de júbilo, que, com a constelação do Cruzeiro do Sul, faz alusão ao Pavilhão Nacional, e os dísticos correspondentes ao valor facial e ao ano de cunhagem.
Os valores das moedas
Agora, vamos nos debruçar sobre os valores indicados para estas moedas de 1 real. Note que os patamares de venda podem variar de acordo com duas frentes:
- O grau de conservação;
- A presença ou não de variantes e erros de cunhagem.
Na imagem abaixo, fica claro que estas peças de 1 real podem chegar a R$ 3 mil em alguns casos, de acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados:
Entendendo as classificações
Para os iniciantes, as inscrições acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores.
- MBC
Para começar, vamos detalhar o que significa uma moeda MBC. Este termo significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.
- Soberba
Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.
- Flor de cunho
O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas.
O que é uma moeda com reverso invertido
Basicamente, as moedas com reverso invertido são aquelas que possuem o reverso com alinhamento contrário ou invertido ao alinhamento original. Na prática, para saber se uma moeda tem este defeito, basta segurar a peça com a face em posição normal virada para você. Logo depois, basta girar de baixo para cima.
Se o outro lado estiver de cabeça para baixo, estamos falando de uma moeda com reverso invertido, ou seja, uma peça valiosa. Vale frisar que qualquer item pode ser reverso invertido. Até mesmo centavos podem ter este tipo de defeito. Em todos os casos, a peça poderá valer mais.