É muito importante para uma empresa conhecer suas forças e fraquezas para que possa se direcionar estrategicamente no mercado atual.
Por isso, ainda que a empresa seja de pequeno porte, é necessário que haja um direcionamento estratégico para que um plano de ação seja feito de maneira eficiente. É comum que entrantes no empreendedorismo não façam uso de diversas ferramentas estratégicas adaptáveis para que direcionem a sua gestão.
Entretanto, essa negligência pode custar a impermanência da empresa na era digital. Visto que as estratégias permitem que uma empresa saiba quais são os seus pontos que requerem melhorias e quais pontos podem ser otimizados; o que é de grande valia para entender a concorrência, acompanhar o comportamento de compra do cliente e direcionar o orçamento da gestão.
Já que o diagnóstico do cenário mercadológico permite que a gestão da empresa invista em produtos ou serviços que estejam coerentes com a necessidade atual, ainda que ela esteja implícita dentro do seu segmento.
Sendo assim, o empreendedor deve fazer uso de análises, como a matriz Swot, por exemplo, que direciona a sua gestão desde o surgimento da ideia inicial da sua empresa; o que é fundamental para que ele consiga resultados eficientes, evitando a sua obsolescência.
Visto que ações aleatórias podem desperdiçar os fluxos da gestão, fazendo com que a empresa fique aquém do seu valor de mercado. Sendo assim, o plano de ação deve ter um responsável, uma data final e as etapas do projeto devem ser definidas.
Certamente, esse direcionamento é capaz de ser um diferencial competitivo na era digital, que requer estudos de mercado e acompanhamento sobre o desejo do cliente em tempo real.
Por isso, uma empresa que conhece suas forças e suas fraquezas dentro do mercado consegue se direcionar junto ao cliente através de planejamentos diversos; investimentos em sistemas atualizados e pesquisas de satisfação. Dessa forma, a empresa pode amparar o seu próprio crescimento, o que é muito importante para o empreendedor.
Sendo assim, as estratégias não devem ser negligenciadas, porém, a empresa deve realizar um planejamento flexível para que possa alcançar o seu potencial de mercado, considerando todos os fatores diretos e indiretos que impactam nesta finalidade.