As Cruzadas: um resumo para ENEM e vestibulares
Aquilo que você precisa saber sobre as Cruzadas
As Cruzadas: tudo aquilo que você precisa saber para ENEM e vestibulares
O termo “Cruzadas” é usado para denominar as foram expedições militares organizadas durante a Idade Média.
O assunto é cobrado com muita frequência em questões de história dentro das provas dos vestibulares e também do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa forma, para te ajudar a estudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre as Cruzadas. Vamos conferir!
As Cruzadas: introdução
Como mencionamos, as Cruzadas foram expedições de caráter religioso, econômico e militar que se iniciaram na Europa a partir do século XI. O principal objetivo dessas expedições era reconquistar Jerusalém dos chamados “infiéis”: os muçulmanos. Contudo, não podemos nos esquecer que objetivos econômicos moviam nobres a participar dessas expedições.
As Cruzadas começaram em 1095, quando o Papa Urbano II, no Concílio de Clermont, convocou toda a cristandade para participar da Primeira Cruzada.
As Cruzadas: objetivos
As Cruzadas tiveram mais de um objetivo. Muitos nobres, por exemplo, estavam interessados em participar das expedições para se apropriarem de terras no Oriente (conquistar terras era a melhor forma de demonstrar status na Idade Média).
Ainda, mercadores estavam interessados nas Cruzadas para criar entrepostos nos mares e conseguir vantagem em relação ao comércio de produtos orientais. As expedições poderiam também, na visão desses indivíduos, abrir o Mar Mediterrâneo para o comércio e para relações.
As Cruzadas: principais expedições
Ao todo, a cristandade organizou oito cruzadas. São elas:
A Primeira cruzada (1096-1099)
Conhecida como “Cruzada dos Nobres”. Ela chegou a conquistar a cidade de Jerusalém, que depois seria reconquistada pelos muçulmanos.
A Segunda cruzada (1147-1149)
A segunda cruzada não conseguiu reconquistar Jerusalém.
A Terceira cruzada (1189-1192)
A terceira cruzada ficou conhecida como “Cruzada dos Reis”, uma vez que 3 monarcas participaram da expedição: Ricardo Coração de Leão da Inglaterra, Filipe da França e Federico Barbarossa do Sacro Império Romano Germânico.
A Quarta cruzada (1202-1204)
Organizada pelos comerciantes de Veneza, foi chamada de “Cruzada Comercial”.
A Quinta, sexta, sétima e oitava cruzadas (1218-1270)
Não reconquistaram Jerusalém.