Dividimos a série “As 5 forças de Porter no empreendedorismo” em três partes. Nesta primeira segunda parte falaremos sobre o poder de barganha dos consumidores e fornecedores.
Essa força de Porter fala sobre o quanto o poder do consumidor tem força, assim sendo influenciam diretamente na sua posição no mercado;
Para o seu negócio, precisa analisar também o poder de barganha dos fornecedores.
Essa análise se dá pela ideia de que o fornecedor tendo poder de negociação pode elevar seus preços e reduzir a qualidade.
Mais um ponto crucial do poder de barganha dos fornecedores, eles podem reter a rentabilidade de um setor, repassando seus produtos para poucos compradores.
Ainda podem inviabilizar o fluxo da indústria quando os compradores não podem repassar aumentos para o cliente final.
Pontos que podem ser analisados quanto ao pode de barganha dos fornecedores:
As relações estabelecidas entre a empresa e o cliente ou fornecedor diz muito sobre o poder de barganha.
A tendência é de que haja interações benéficas entre clientes e fornecedores, mediante as necessidades das parcerias. Todavia, o poder de barganha descrito por Porter continua a existir.
Falaremos sobre a última força a ser analisada: ameaça de produtos substitutos, na próxima parte dessa série.