As 5 forças de Porter no empreendedorismo – Parte 1 - Notícias Concursos

As 5 forças de Porter no empreendedorismo – Parte 1

Saiba como as análises estratégicas de Porter podem ajudar no seu negócio atualmente. Neste artigo falaremos sobre duas forças: rivalidades entre concorrentes e dificuldades de novos entrantes.

Dividimos a série “As 5 forças de Porter no empreendedorismo” em três partes. Nesta primeira parte falaremos sobre rivalidade entre concorrentes e dificuldade de entrada de novos concorrentes.

Análise estratégica

Como vimos nos artigos sobre administração no empreendedorismo, os princípios da Administração estão na rotina do empreendedor o tempo todo, principalmente no que tange a questões estratégicas.

Vamos falar sobre as cinco forças de Porter e como elas podem lhe orientar para que tenha vantagens no seu negócio.

Rivalidade entre os concorrentes

Essa é uma das forças mais importantes de Porter.

  • Analisar a rivalidade entre os concorrentes tem os pontos focais que irão basear as estratégias.
  • Analisar os concorrentes que vendem os mesmos produtos que a sua empresa.
  • A empresa que produz produtos para o mesmo público-alvo que você, também é concorrente, quando falamos em negócios.
  • Avalie o que é oferecido ao cliente no quesito vantagem.
  • Uma das vertentes dessa força é a demanda do produto:
  • Se a competitividade entre os concorrentes é baixa, a demanda pelo produto pode estar fraca. O produto pode estar em obsoleto.

Entretanto, se a demanda for alta, a concorrência é maior, a disputa por clientes cresce, e o mercado pode ficar saturado.

Nesta força deve analisar o produto, o preço e se há muitos concorrentes.

Essa análise traz muitas valiosas possibilidades quanto a direcionamento de produto ou serviço.

Dificuldade de entrada de novos concorrentes

Essa força de Porter fala sobre o tempo de vida do seu negócio no mercado, mediante a possibilidade de novos entrantes.

A entrada de concorrência, de forma geral, é positiva, entretanto requer avaliações.

A concorrência exclui produtos desqualificados e agentes ineficientes. Além disso, os novos entrantes beneficiam o cliente final, pois abaixa o preço do produto.

Mas se a sua empresa atua em um determinado segmento, a entrada de concorrentes pode ser algo negativo.

Muitos concorrentes entrando ao mesmo causam:

Redução de preços (logo, a diminuição da sua margem de lucro);

Aumento de produtos fornecidos, uma vez que os fornecedores terão mais clientes.

Se estiver começando a empreender, analise as barreiras existentes. Entretanto, se já está no mercado, o seu papel é conhecer as barreiras e aumentá-las.

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