Artigo de Opinião: definição e estrutura

Tudo aquilo que você precisa saber para os vestibulares e o ENEM

Artigo de Opinião: aquilo que você precisa saber

O artigo de opinião é um tipo de gênero argumentativo. A prova do ENEM e os vestibulares abordam, em suas questões de português, as principais características desse gênero. 

Ainda, alguns vestibulares, como aquele da Unicamp, pede para que o aluno escreva uma redação utilizando alguns gêneros textuais: um deles é o artigo de opinião.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o assunto!

Artigo de Opinião: introdução

O artigo de opinião é um texto de gênero argumentativo e, mais especificamente, de tipo dissertativo-argumentativo. Uma de suas principais funções é apresentar o ponto de vista do autor acerca de um tema. Ainda, esse tipo de artigo é veiculado em meios de comunicação, como jornais e revistas. 

Podemos destacar também que o artigo de opinião é frequentemente utilizado para a abordagem de temas relevantes para o contexto em que ele é escrito. A presença da opinião do autor no texto é obrigatória. 

Artigo de Opinião: características

O artigo de opinião possui algumas características marcantes e que o diferenciam de outros tipos de textos. Vamos conferir, a seguir, quais são elas:

  • Presença da opinião pessoal do autor sobre o tema abordado
  • Uso de verbos em primeira pessoa
  • Linguagem objetiva
  • Reflexão sobre temas atuais e relevantes
  • Veiculação do texto em meios de comunicação 
  • Presença de título
  • Presença da assinatura do autor

Artigo de Opinião: estrutura

O artigo de opinião deve ser escrito a partir de uma estrutura muito semelhante àquela dos textos  dissertativos-argumentativos em geral. 

Dessa maneira, o autor deve iniciar o texto a partir da introdução, em que o tema do artigo será apresentado. 

Depois disso, aquele que escreve deverá, nos parágrafos de desenvolvimento, apresentar a sua opinião e os seus argumentos.

Por fim, o artigo de opinião deverá ser finalizado por meio da conclusão, em que as principais ideias do texto serão retomadas e uma reflexão final será abordada a partir delas. 

Artigo de Opinião: dicas

O artigo de opinião possui uma estrutura bem simples. Porém, existem algumas dicas que podem facilitar ainda mais o processo de elaboração de um texto desse tipo. 

Em primeiro lugar, para escrever um artigo de opinião, você deve escolher um tópico relevante sobre o qual escrever e se informar o suficiente sobre ele. 

Ainda, lembre-se de inserir a sua opinião de maneira sutil e respeitosa, sem menosprezar outras opiniões divergentes. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.