O ar condicionado solar é qualquer um que seja alimentado pela energia solar.
Ele não gera emissões de gases do efeito estufa e fornece sua própria energia, assim, os usuários podem diminuir sua pegada de carbono e reduzir seus custos de energia ao mesmo tempo.
A forma mais simples de ar condicionado solar é um pequeno painel solar que gera eletricidade suficiente para ligar um ventilador – por exemplo, para resfriar um porão.
Os sistemas mais avançados e poderosos usam condicionadores de ar que funcionam como qualquer condicionador de ar de janela – transferindo calor de um lugar para outro usando refrigerantes, serpentinas e um compressor.
O que é diferente é a fonte de energia que movimenta o ar condicionado: seja da água aquecida pelo sol ou da eletricidade gerada por painéis solares.
Um ar condicionado solar fotovoltaico usa painéis fotovoltaicos padrão para gerar eletricidade suficiente durante o dia para funcionar um ar condicionado.
As unidades de ar condicionado funcionam em corrente contínua ou corrente alternada. Já as unidades de corrente alternada requerem um inversor que pega a eletricidade contínua produzida pelos painéis solares e a converte na eletricidade alternada usada na maioria das casas.
Os condicionadores de ar fotovoltaicos não precisam de conexão com a rede elétrica. Os condicionadores de ar solares fotovoltaicos fora da rede têm maior probabilidade de funcionar com corrente contínua, pois é mais eficiente do que converter a eletricidade em corrente alternada.
Com uma bateria carregada por painéis solares adicionada ao sistema, um ar condicionado solar fotovoltaico pode funcionar à noite.
Um sistema de ar condicionado fotovoltaico “híbrido” permite que você ligue o ar condicionado de seus painéis solares durante o dia, mas conecte-o a uma tomada doméstica normal para ligá-lo à noite.
Os sistemas híbridos requerem um inversor contínuo para alternado e, como às vezes dependem da eletricidade da rede, são responsáveis pelos gases de efeito estufa emitidos quando essa eletricidade da rede foi produzida.
Os condicionadores de ar térmicos solares são essencialmente aquecedores solares de água que usam a energia do sol para aquecer a água.
A água quente transforma um refrigerante de líquido em gás, que absorve o calor quando se condensa. O ar mais frio resultante é usado para ar condicionado, enquanto o sistema também disponibiliza água quente para uso doméstico.
Os sistemas solares térmicos são mais eficientes do que os sistemas solares fotovoltaicos, pois é mais fácil aquecer e resfriar a água do que produzir eletricidade para fazer funcionar um ar condicionado movido a eletricidade. Isso significa que menos painéis são necessários para gerar resfriamento suficiente.
Isso pode ser especialmente útil para telhados com uma quantidade limitada de exposição ao sol.
No entanto, ao contrário de um sistema fotovoltaico solar, você não pode depender de baterias ou da rede elétrica para fazer seu ar condicionado funcionar à noite. No entanto, em áreas onde os dias são quentes e as noites são frescas, como no deserto, isso pode não ser uma preocupação.
Muitas unidades vendidas como “condicionadores de ar” são frequentemente minibombas de calor divididas, assim chamadas porque são divididas entre uma unidade condensadora / compressora externa e uma unidade evaporadora / distribuidora de ar interna.
Mini-splits funcionam em ambas as direções, bombeando ar quente para fora de uma casa no verão e bombeando-o para dentro da casa no inverno. Portanto, ao considerar os custos e benefícios de um sistema mini-split, leve em consideração o aquecimento e o potencial de resfriamento.
Não deixe de ler também: Energia pelo mundo: os fornos solares ainda são muito usados